Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Aos 73 anos, Príncipe Charles assume o trono britânico como Rei Charles III

08/09/22 às 15:43 - Escrito por Band

O príncipe Charles, de 73 anos, é o primeiro na linha de sucessão ao trono britânico. Ele é o filho mais velho da rainha Elizabeth, que morreu nesta quarta-feira (7), pacificamente, aos 96 anos, na Escócia. 


A informação foi divulgada pela família. 


Quando um monarca morre, imediatamente o primeiro da linha de sucessão ao trono assume como rei ou rainha. Ainda não se sabe quando será a coroação de Charles, que deixa o título de príncipe e passa a se chamar Charles X.  


Como herdeiro do trono britânico, Charles já tinha como missão apoiar a rainha em suas funções como chefe de estado e outros convidados que fazem visitas oficiais ao Reino Unido. O Príncipe também já viajava para o exterior para representar a rainha Elizabeth em eventos oficiais.


Ao assumir a coroa britânica, o príncipe Charles será um monarca constitucional, da mesma forma que foi a rainha Elizabeth. Isso significa que mesmo sendo chefe de Estado, os poderes são simbólicos e cerimoniais. 

Vida pessoal e carreira de Príncipe Charles


Charles nasceu no Palácio de Buckingham em novembro de 1948. A rainha Elizabeth assumiu a realeza aos 25 anos após a morte de seu pai, o príncipe Philip, e com a ascensão ao trono, o príncipe de Gales tornou-se herdeiro do trono quando tinha apenas três anos. O príncipe Charles assumiu os títulos tradicionais Duque de Cornualha. 


Na vida acadêmica, Charles foi nomeado guardião da escola Gordonstoun em seu último ano; estudou arqueologia na Universidade de Cambridge e antropologia no Trinity College.


Em 1971, o Príncipe de Gales ingressou na Força Aérea Real, dando início à sua carreira militar para treinar como piloto de jato. Em setembro do mesmo ano, Charles embarcou em uma carreira naval, seguindo os passos de seu pai, avô e bisavós. 


O herdeiro do trono se qualificou como piloto de helicóptero e ingressou no 845º Esquadrão Aéreo Naval. 

Em 1981, o príncipe Charles se casou com Lady Diana Spencer e tiveram dois filhos: príncipe William e príncipe Harry. Após 11 anos, eles se separaram. 


Charles casou novamente, em 2005, com Camila Parker Bowles. 


Lista que compõe a sucessão ao trono 


A sucessão ao trono é regulada por descendência e estatuto parlamentar. Caso o Príncipe Charles não assuma a coroa, há uma lista de sucessão ao trono britânico. 


O príncipe William, de 40 anos, é o segundo na linha de sucessão. O filho mais velho de Charles é o Duque de Cambridge. 


Seus filhos, o príncipe George, a princesa Charlotte e o príncipe Louis, de 9, 7 e 4 anos, estão logo na sequência como herdeiros do trono. Confira a lista: 


Príncipe William

Príncipe George, de nove anos

Princesa Charlotte, de sete anos

Príncipe Louis, de quatro anos

Harry - abriu mão do título de nobreza após se casar com a atriz Meghan Markle, mas permanece na linha de sucessão

© Copyright 2022 Grupo Tarobá