Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ataque na Síria coloca em dúvida vitória prevista por Trump

17/01/19 às 07:25 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Um ataque suicida ocorrido nesta quarta-feira, 16, no norte da Síria, reivindicado pelo Estado Islâmico, matou 15 pessoas, entre elas 2 soldados e 2 civis americanos, segundo o Pentágono. A ação pôs em xeque a vitória sobre o grupo terrorista anunciada em dezembro pelo presidente Donald Trump, que deu ordens para retirar as tropas americanas do país.

"Dois militares americanos, um civil do Departamento da Defesa e um (funcionário) terceirizado de apoio ao departamento foram mortos. Três militares ficaram feridos quando realizavam um trabalho em Manbij", informou, em comunicado, o Centro de Comando Militar dos EUA. O Observatório Sírio dos Direitos Humanos, que monitora o conflito, informou que havia civis sírios entre os mortos.

Após o ataque, o vice-presidente americano, Mike Pence, prometeu que os EUA impedirão o ressurgimento do EI, mas manterão os planos de retirar suas tropas. "Vamos ficar na região e continuar lutando para garantir que o Estado Islâmico não surja novamente", declarou Pence.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

O ataque foi contra um restaurante na cidade de Manbij, onde os soldados americanos costumavam comer. Após a explosão, vários americanos foram retirados de helicóptero do local. Não está claro quantos militares dos EUA estavam no restaurante na hora do ataque. "O presidente está recebendo as informações e continuará monitorando a situação na Síria", disse a porta-voz da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders.

Os EUA têm cerca de 2 mil soldados na Síria, enviados para trabalhar com milícias locais para combater o Estado Islâmico. No mês passado, ao declarar que a batalha contra os jihadistas tinha acabado, Trump anunciou a retirada desses soldados em 30 dias.

Passado o prazo para o início da retirada, o governo americano anunciou, na semana passada, que havia começado a retirar alguns equipamentos militares. Mas o plano com os detalhes da saída ainda não foi divulgado.

Membros do governo Trump têm dito publicamente que as forças americanas deveriam continuar na Síria como proteção e garantia nas negociações com o presidente Bashar Assad para o fim da guerra, para impedir o Irã de expandir sua influência no território sírio, proteger os curdos - aliados americanos -, além de coibir o ressurgimento dos jihadistas.

Antes do ataque desta quarta, apenas dois soldados americanos haviam morrido na Síria desde que o primeiro contingente entrou no país, em 2015. Manbij estava sob o controle das Forças Democráticas da Síria, aliança armada liderada por curdos e apoiada pela coalizão internacional, chefiada pelos EUA - embora os combatentes dessas milícias tenham começado a se retirar da cidade depois de chegar a um acordo com o Exército sírio. (Com agências internacionais).

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá