Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Austrália convoca embaixador turco por comentários de Erdogan após massacre

20/03/19 às 08:40 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, convocou nesta quarta-feira, 20, o embaixador da Turquia em seu país e o advertiu sobre possíveis ações, em resposta a comentários "muito ofensivos" do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, após o massacre na Nova Zelândia.

Erdogan se referiu à campanha de tropas australianas e neozelandesas na península turca de Galípoli durante a 1ª Guerra e afirmou que quem visitar a Turquia com atitude antimuçulmana será devolvido ao seu país em caixões, "como seus avós".

O presidente turco fez as declarações durante um ato eleitoral no qual ele também mostrou imagens do vídeo gravado pelo autor do ataque às duas mesquitas de Christchurch, e afirmou que se a Nova Zelândia não punir o autor do atentado, de nacionalidade australiana, a Turquia o fará.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

"Fiquei profundamente ofendido, como qualquer outro australiano", disse Morrison à emissora australiana ABC, antes do encontro com o embaixador turco. "Esses comentários distorcem completamente a posição clara dos governos da Austrália e da Nova Zelândia em nossa resposta ao ataque extremista. Não poderíamos ser mais claros em nossa condenação e apoio à comunidade muçulmana."

O embaixador turco, Korhan Karakoç, atribuiu os comentários a um contexto eleitoral. A explicação não foi aceita por Morrison, que exigiu uma retificação pública. "Vou esperar para ver qual será a resposta do governo turco antes de tomar uma decisão, mas digo a eles que todas as opções estão sobre a mesa", disse Morrison.

Por sua parte, a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, evitou criticar as declarações do presidente turco ao indicar que o ministro das Relações Exteriores de seu país, Wintson Peters, viaja à Turquia, onde pretende esclarecer os comentários "frente a frente".

"(Peters) irá lá para esclarecer as coisas. Essa é uma oportunidade que deve ser aproveitada. Temos de garantir que o que se reflete é o retrato fiel da Nova Zelândia e dos neozelandeses. E também da nossa comunidade muçulmana", disse Jacinda.

A premiê, que visitou Chirstchurch pela segunda vez após o massacre que deixou 50 mortos e dezenas de feridos, entre eles vários turcos, lembrou que uma delegação do governo da Turquia está em seu país "para trazer uma mensagem de solidariedade à Nova Zelândia e aos atingidos pelo ataque".

Questionada se estava ofendida como Morrison, Jacinda respondeu que "não aceito que estejamos perdendo a nossa relação ou que a percamos no futuro", ao lembrar os laços com a Turquia, país para o qual a cada ano viajam milhares de neozelandeses para comemorar o desembarque de Galípoli.

Vítimas

Nesta quarta-feira, 19, foram velados os primeiros corpos das vítimas dos ataques. Seis corpos foram enterrados e as cerimônias devem prosseguir ao longo da semana. (Com agências internacionais).

© Copyright 2023 Grupo Tarobá