Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Avião de Evo rumo ao México faz escala no Paraguai para abastecer

12/11/19 às 08:10 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O avião da Força Aérea do México no qual viaja o ex-presidente boliviano Evo Morales decolou nesta terça-feira, 12, do aeroporto internacional de Assunção, onde chegou de madrugada e permaneceu durante várias horas após sair da Bolívia, segundo uma fonte oficial.

De acordo com alguns veículos locais, a aeronave Gulfstream G 550 partia rumo ao México, mas teve de parar no Paraguai por não ter autorização para sobrevoar o território peruano. Contudo, a Direção Nacional de Aeronáutica Civil (Dinac) ainda não divulgou nenhuma informação oficial a respeito.

O portal paraguaio Hoy informou que o avião aterrissou em Assunção por volta da 1h30 para reabastecer após o Peru negar autorização para sobrevoar o território. O veículo destaca que o Brasil pode ter tomado a mesma decisão.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Após várias conversas, o Peru teria cedido seu espaço aéreo e às 4h53, a aeronave partiu rumo ao México, país que ofereceu asilo político para Evo. O ex-presidente viaja junto a seu filho e ao ex-vice-presidente Álvaro García.

Ministro da Defesa renuncia

O ministro da Defesa da Bolívia, Javier Eduardo Zavaleta López, decidiu renunciar ao cargo. Ele fez o anúncio por meio de uma carta divulgada no Twitter na qual diz que sua vontade "sempre foi preservar a institucionalidade das Forças Armadas a serviço da população" e não contra ela.

"Jamais emitimos uma ordem para que nossos soldados e marinheiros levantassem uma arma contra seu povo e jamais a faremos", indicou Zavaleta. "O Estado que construímos é uma Bolívia na qual um militar deveria assumir a defesa de sua pátria ao lado de seu povo e não contra ele, portanto, a responsabilidade de virar as armas contra o povo será daqueles que tomaram essa decisão."

"Senhor Carlos Mesa (ex-presidente e principal rival de Evo nas últimas eleições, senhor Fernando Camacho (líder opositor acusado por Evo de orquestrar um golpe de Estado para tirá-lo do poder), um assunto político não se resolve aumentando o calibre da repressão contra seus compatriotas, as balas não são a resposta e nem a solução", acrescenta o texto.

Zavaleta é o 13º ministro a renunciar do antigo gabinete de Evo Morales, que renunciou à presidência no domingo em meio à crise política desencadeada após as eleições de 20 de outubro e pelas quais é acusado de fraude. O resultado - que havia dado a ele mais um mandato - também foi questionado pela Organização dos Estados Americanos (OEA). (Com agências internacionais)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá