Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Avô resgata 7 netos em campo de refugiados na Síria

15/05/19 às 15:25 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Patricio Gálvez, um chileno residente na Suécia, chegou nesta quarta-feira, 15, a Gotemburgo com os sete netos, órfãos de jihadistas, um mês depois de viajar para a Síria para resgatá-los do campo de refugiados de Al-Hol.

As crianças, com idades entre 1 e 8 anos, foram levadas ao campo de Al-Hol após a queda, no final de março, de Al Baguz, o último reduto do califado criado no norte da Síria e do Iraque pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI), ao qual seus pais tinham se unido depois de deixar a Suécia.

Clique aqui

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

As autoridades curdas que controlam a região autorizaram na semana passada, após uma negociação com a Suécia, a transferência das crianças ao Iraque para se reunir com o avô, submetê-las a exames médicos e realizar os últimos trâmites burocráticos.

"A viagem foi boa, estiveram tranquilas. Agora a polícia virá nos buscar e nos levarão aos escritórios dos serviços sociais", declarou Gálvez à televisão pública sueca "SVT" no aeroporto de Gotemburgo.

Gálvez revelou que os netos estavam "muito felizes" e gritaram ao voltar a Gotemburgo, onde residiam seus pais, uma sueca de origem chilena e Michael Skråmo, um jihadista norueguês-sueco conhecido pelos vídeos nos quais convidava outros compatriotas a se unir ao EI e cometer atentados na Suécia.

A história de Gálvez recebeu muita atenção na imprensa suecos e provocou um intenso debate político sobre a necessidade de resgatar entre 60 e 80 crianças de origem sueca órfãos de jihadistas que estão em acampamentos sírios, algo que foi feito por outros países com seus cidadãos.

O governo sueco se mostrou inicialmente reticente a atuar, mas acabou modificando sua postura, embora tenha ressaltado que cada caso devia ser tratado de forma individual.

"São covardes que não respeitam a convenção internacional dos direitos das crianças. Hoje não se trata de passaportes e nem de documentos consulares. Trata-se de uma ação humanitária", declarou Gálvez em conversa com a Agência Efe no mês passado diante das reservas iniciais de Estocolmo.

Gálvez, de 50 anos, vive na Suécia há três décadas e lamentava as dificuldades de movimento e comunicação na região, a falta de ajuda e o estado físico de vários de seus netos.

Skråmo e sua mulher, ambos convertidos ao Islã, viajaram de férias em 2014 à Turquia com seus quatro filhos - tiveram três mais depois - e de lá se deslocaram à Síria para se unir ao califado. Eles teriam morrido em combate no início deste ano. (Com agências internacionais)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá