Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Batalha pela capital do Estado Islâmico deve iniciar "em dias", dizem curdos

03/06/17 às 16:40 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A batalha pelo controle da capital de fato do grupo extremista Estado Islâmico (EI), Raqqa, no norte da Síria, irá começar "em alguns dias", afirmou hoje a porta-voz das Forças Democráticas Sírias (SDF, na sigla em inglês), Cihan Sheikh Ehmed.

As forças da milícia curda, que é apoiada pelos Estados Unidos, estão acampadas em torno das divisões norte e leste da cidade. Uma terceira frente tenta se aproximar da face sul da cidade, próxima ao rio Eufrates.

Segundo o Observatório da Síria de Direitos Humanos, um grupo baseado no Reino Unido, o SDF tem combatido as forças extremistas próximo de Masoura, a aproximadamente 26 quilômetros do sudoeste de Raqqa.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

A capital será um desafio diferente para as forças curdas, que capturaram cidades e fortalezas menores do EI na região. Em março, acreditava-se que 300 mil pessoas moravam na cidade. Ativistas afirmam que os extremistas não os deixam deixar o município, para utilizá-los como escudos humanos.

Raqqa é a maior cidade a cair nas mãos do EI na Síria, em janeiro de 2014. Após dois anos de avanços impressionantes, o grupo cindiu com a Al-Qaeda e declarou um califado na região, que chegava até Mosul, no Iraque.

Hoje, o EI também enfrenta dificuldades em manter controle em Mosul. A maior parte da cidade já foi capturada pelo exército iraquiano apoiadas pela Força Aérea dos Estados Unidos.

Na quarta-feira, a agência de notícias do EI, Aamaq, relatou que a coalizão destruiu o principal centro de telecomunicações de Raqqa. Fonte: Associated Press.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá