Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Capital político de Trump sofre golpe em meio a comemoração de 6 meses no poder

21/07/17 às 20:00 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Na semana em que ultrapassou a marca de 180 dias à frente da Casa Branca, o presidente Donald Trump sofreu sucessivos reveses em seu capital político. Da perda de apoio entre os próprios republicanos ao novo projeto da Saúde à demissão de um de seus assessores mais próximos, o bilionário viu aumentar a temperatura política em Washington e os mercados passarem a duvidar de sua capacidade de cumprir a ambiciosa agenda pró-crescimento.

No começo da semana, assessores próximos de Trump prometiam a semana "Made in America", na qual o presidente iria destacar os projetos para reforçar os planos protecionistas de impulso do crescimento.

No entanto, o primeiro golpe ocorreu já na segunda-feira, quando a liderança republicana no Senado admitiu que não tinha votos suficientes para aprovar a mudança em discussão do Obamacare e desistiu, por ora, de seguir com o projeto. Alguns senadores republicanos alegaram que a mudança da lei da Saúde não era clara para os eleitores.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Sem o apoio necessário para aprovar um novo sistema de saúde, parte dos republicanos passou a defender apenas o fim do programa de Saúde estabelecido no governo anterior, deixando para mais tarde a inserção de um modelo para substituí-lo, mas a ideia também não encontrou apoio.

A deserção republicana às mudanças na Saúde também colocou em xeque a aposta de que Trump consiga avançar com outros projetos. O pouco fôlego que o presidente conseguiu no Congresso foi com a aprovação da proposta do Orçamento no comitê do Senado, o que abriria a possibilidade de uma reforma do código tributário este ano.

Mas, a política interna continuou pressionando o presidente. Na quarta-feira, Trump disse que não teria convidado para o cargo o procurador-geral americano, Jeff Sessions, se soubesse que ele se recusaria a supervisionar a investigação sobre a Rússia.

Aliás, na seara da investigação sobre as relações com Moscou, o ex-diretor do FBI Robert Mueller, que comanda o escrutínio independente, revelou que vai analisar uma ampla gama de transações envolvendo negócios do presidente.

Para coroar a agitada semana, Trump demitiu na sexta-feira o porta-voz Sean Spicer, em busca de "novas pessoas" para compor o gabinete. Spicer era criticado pela imprensa americana e frequentemente era alvo de paródias de humoristas. A procura por pessoas leais ao presidente levou à contratação do investidor Anthony Scaramucci para o cargo de Diretor de Comunicação da Casa Branca.

A próxima semana, no entanto, deve ampliar a temperatura política em Washington. Além do aumento da crítica da imprensa a Trump e da eventual ampliação da perda de apoio político a ele, três dos seus assessores próximos irão prestar depoimento a comitês do Senado.

Na segunda-feira, o genro de Trump, Jared Kushner, depõe no Comitê de Inteligência do Senado, em sessão privada.

Na quarta, o ex-chefe da campanha de Trump, Paul Manafort, e o filho mais velho do presidente, Donald Trump Jr., irão depor publicamente no Comitê Judiciário do Senado.

Enquanto isso, a aprovação do republicano permanece próxima a níveis historicamente baixos. De acordo com o monitoramento diário da Rasmussen Reports, 43% dos americanos apoiam Trump, enquanto 57% o desaprovam. (Mateus Fagundes - [email protected])

© Copyright 2023 Grupo Tarobá