Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Catar diz que Kuwait tenta solucionar crise diplomática com países árabes

06/06/17 às 06:30 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O Kuwait está tentando mediar a crise iniciada com a decisão de quatro países do mundo árabe de cortar relações diplomáticas com o Catar, afirmou o ministro de Relações Exteriores do Catar, Mohammed Bin Abdulrahman Al Thani, nesta terça-feira.

A maior crise diplomática no Golfo Pérsico desde 1991 veio em meio a acusações de que o reino do Catar estaria tentando desestabilizar a região e financiando grupos terroristas. O Catar abriga 10 mil soldados americanos e uma grande base militar dos EUA.

Em entrevista à emissora de TV Al-Jazira, o ministro disse que o dirigente do Kuwait pediu ao emir do Catar, o xeque Tamim bin Hamad Al Thani, que adiasse um discurso sobre a crise que faria na noite de hoje.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

"Ele recebeu uma ligação do emir do Kuwait lhe pedindo que adie (o discurso) para que haja tempo de resolver a crise", afirmou o ministro.

Ontem, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos e Bahrein anunciaram o rompimento de relações diplomáticas com o Catar. Iêmen e Maldivas seguiram o gesto das nações árabes, assim como um dos governos rivais da Líbia.

A iniciativa veio apenas duas semanas depois de o presidente dos EUA, Donald Trump, visitar a Arábia Saudita e prometer fortalecer laços com Riad e Cairo para combater o terrorismo e conter ações do Irã.

O Secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, atribuiu o rompimento a diferenças de longa data e pediu às partes que solucionem o conflito. Fonte: Associated Press.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá