Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Chefe da Interpol teria sido levado à China pelo Partido Comunista, diz jornal

05/10/18 às 16:25 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Um funcionário da Justiça francesa disse nesta sexta-feira, 5, que o presidente da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), Meng Hongwei, foi dado como desaparecido depois de viajar para a China, país onde nasceu.

O funcionário falou sob a condição de anonimato, por não ter autorização para comentar uma investigação em andamento. Segundo a fonte, a mulher de Meng disse que não tem notícias do marido desde o fim de setembro, quando ele viajou para Lyon, na França, onde fica a sede da Interpol. Meng chegou à China depois disso, mas não houve notícias suas desde então. Ainda não se sabe o motivo pelo qual a mulher de Meng esperou até agora para relatar seu desaparecimento.

O jornal South China Morning Post, de Hong Kong, citou uma fonte anônima segundo a qual Meng teria sido levado pelo Partido Comunista Chinês para ser questionado por "autoridades disciplinares". O termo geralmente descreve investigadores do partido que averiguam corrupção e deslealdade política. Segundo o jornal, Meng teria sido colocado sob investigação assim que chegou à China, na semana passada.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

A Interpol emitiu um comunicado, afirmando estar ciente do caso, mas sem fornecer detalhes. "Essa é uma questão para as autoridades competentes da França e da China", disse o texto. Autoridades francesas iniciaram uma investigação.

A Comissão Central de Inspeção Disciplinar, a agência secreta de investigação interna do Partido Comunista, não divulgou em seu site qualquer informação sobre Meng e não pôde ser contatada para comentar o assunto.

Meng tem 64 anos e foi eleito presidente da organização em 2016, para um mandato que vai até 2020. Ele ocupou diversos cargos dentro do establishment de segurança na China e foi vice-ministro de segurança pública.

Como presidente da Interpol, ele lidera o comitê executivo da organização. A administração cotidiana é realizada pelo secretário-geral, Jurgen Stock. (AP)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá