Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

China critica embaixadas dos EUA e da Alemanha por "interferência"

28/12/17 às 08:15 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O Ministério das Relações Exteriores chinês acusou as embaixadas dos Estados Unidos e da Alemanha de interferência em assuntos internos, após elas se posicionarem contra os processos contra um ativista e um advogado que lidavam com casos delicados no país. Porta-voz da pasta, Hua Chunying disse a repórteres que um comunicado conjunto das embaixadas que pedia a libertação do ativista Wu Gan e que o advogado Xie Yang pudesse voltar a trabalhar havia sido "irresponsável".

Wu, que criticou autoridades chinesas na internet, foi na terça-feira sentenciado a oito anos de prisão por subversão. Xie, por sua vez, foi condenado por incitar a subversão, mas não foi para a cadeia após ter admitido o crime.

"As embaixadas dos dois países são missões diplomáticas, que não têm o direito de apontar o dedo para assuntos internos da China e sua soberania judicial", afirmou a porta-voz. O comunicado das embaixadas havia criticado o tratamento dado a Wu e Xie na prisão.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

O julgamento de Wu durou um dia, em agosto. O tribunal decidiu que ele "atacou o poder estatal", em seus comentários na internet. Fonte: Associated Press.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá