Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Comey diz que achou 'estranha' pergunta feita por Trump em conversa particular

07/06/17 às 17:10 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já havia pedido duas vezes a James Comey para permanecer no comando do FBI quando o convidou para jantar na Casa Branca no dia 27 de janeiro, do qual só os dois participaram. Ainda assim, começou a conversa perguntando se ele gostaria de continuar na função, o que Comey afirmou ter considerado "estranho" na declaração escrita que entregou nesta quarta-feira ao Senado americano.

"Meus instintos me disseram que o contexto um-a-um e a pretensão de que essa era nossa primeira discussão sobre minha posição indicavam que o jantar era, ao menos em parte, um esforço para me forçar a pedir meu emprego e criar algum tipo de relação clientelista. Isso me preocupou muito, dado o status tradicionalmente independente do Executivo que o FBI tem", observou.

Comey foi nomeado para um mandato de dez anos em setembro de 2013 pelo então presidente Barack Obama. Antes dele, o único diretor do FBI que não ficou até o fim do período de dez anos foi William Session, afastado pelo ex-presidente Bill Clinton em razão de suspeita de sonegação fiscal.

Leia mais:

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Jair Bolsonaro ONU
MUNDO

Brasil tem “economia em plena recuperação”, diz Jair Bolsonaro na ONU

"Eu respondi que amava o meu trabalho e que pretendia ficar e servir de maneira completa o meu mandato de dez anos como diretor", recordou Comey, no texto entregue ao Senado.

O ex-diretor do FBI testemunhará nesta quinta-feira diante de congressistas sobre suas conversas com o presidente. O objetivo é verificar se Trump atuou para obstruir a investigação sobre uma possível interferência russa nas eleições presidenciais americanas, o que pode ser a base para um pedido de impeachment.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá