Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Congresso do Povo da China reconduz Li Keqiang ao cargo de primeiro-ministro

18/03/18 às 15:43 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O Congresso do Povo da China reelegeu neste domingo o número dois do Partido Comunista, Li Keqiang, para o cargo de primeiro-ministro do país, mantendo-o no poder por mais cinco anos.

Keqiang recebeu 2.964 votos a favor de sua permanência no governo, contra apenas dois votos contrários. A votação ocorre um dia depois de o presidente da China, Xi jinping, ter sido reconduzido ao cargo, sem limites para o número de mandatos em que poderá servir. Também no sábado, um aliado estratégico de Xi, Wang Qishan, foi apontado para a vice-presidência do país.

Historicamente, o primeiro-ministro é a figura mais importante da área econômica na China, mas Xi, o líder mais proeminente do país desde Mao Zedong, afastou Li de muitas das incumbências mais relevantes do cargo. Xi tomou para si a liderança de órgãos do partido que supervisionam a reforma econômica e a industrial estatal da China.

Leia mais:

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Jair Bolsonaro ONU
MUNDO

Brasil tem “economia em plena recuperação”, diz Jair Bolsonaro na ONU

Também foi aprovada hoje a indicação de Yang Xiaodu como diretor da Comissão Nacional de Supervisão, criada a partir da fusão do órgão interno do partido dedicado a investigações contra a corrupção com outro departamento que supervisionava servidores públicos. A Comissão terá o poder de deter suspeitos por até seis meses sem a aprovação de uma corte da Justiça.

Analistas políticos vêm a criação da agência anti corrupção como parte dos esforços do partido de controlar o governo e a sociedade. Xi tem promovido uma maratona de campanhas contra corrupção que já atingiu milhares de autoridades governamentais e executivos de empresas estatais. Fonte: Associated Press.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá