Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Congresso pede para investigar autoridades eleitorais da Venezuela

02/08/17 às 15:00 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

A Assembleia Nacional da Venezuela decidiu nesta quarta-feira solicitar à Procuradoria Geral que investigue as autoridades eleitorais pela suposta adulteração dos resultados da votação para eleger os membros da Assembleia Constituinte. A notícia é um novo elemento a provocar tensão no país, horas antes da convocação da Constituinte pelo governo.

A maioria opositora do Congresso aprovou em uma sessão especial, sem a presença dos deputados governistas, uma solicitação nas próximas horas ao Ministério Público para que sejam abertas investigações penais contra os diretores do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) por "inflar" o número de eleitores. A decisão foi tomada após a empresa de tecnologia informática eleitoral Smartmatic sustentar que ocorreu uma alteração nos resultados da votação de domingo.

"O resultado que se anunciou foi fraudulento", afirmou o presidente do Congresso, Julio Borges. Segundo ele, não somente houve "fraude" na convocação da Assembleia Constituinte, mas "a eleição foi fraudulenta".

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Vice-presidente do Congresso, o deputado Freddy Guevara pediu que o ministro da Defesa, general Vladimir Padrino López, se pronuncie sobre os acontecimentos surgidos contra o processo eleitoral do domingo. Em meio à crise política, as Forças Armadas se converteram em um dos principais sustentáculos do governo do presidente Nicolás Maduro.

No domingo, a presidente do Conselho Nacional Eleitoral, Tibisay Lucena, anunciou que 8 milhões de pessoas participaram da votação.

A primeira-dama Cilia Flores, eleita para a Assembleia Constituinte, anunciou que nesta quinta-feira será instalada a Constituinte, na sede do Legislativo, com 545 delegados.

A procuradora-geral, Luisa Ortega Díaz, que rompeu com o governo, e o Congresso não reconhecem o resultado da votação. A oposição diz que apenas 3,5 milhões de eleitores participaram e que muitos deles foram forçados a votar, sob ameaças, como funcionários públicos e beneficiários de programas estatais.

Mais de 20 países, entre eles os Estados Unidos, disseram que não reconhecem a votação. De Londres, o diretor-geral da Smartmatic, Antonio Mugica, disse nesta quarta-feira que houve uma discrepância de 1 milhão de votos entre os números de participação anunciados pelo governo e o registrado em seus sistemas. Fonte: Associated Press.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá