Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Coreia do Sul faz disparos de alerta contra avião russo

23/07/19 às 07:15 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O governo da Coreia do Sul informou nesta terça-feira que jatos da Força Aérea Coreana dispararam 360 tiros de advertência depois que um avião militar russo violou por duas vezes o espaço aéreo sul-coreanom no primeiro incidente desse tipo entre os dois países. Três aviões militares russos - dois bombardeiros Tu-95 e um aerotransportado A-50 - entraram inicialmente na zona de identificação de defesa aérea da Coreia do Sul antes da entrada do A-50 no espaço aéreo sul-coreano, informou o Ministério da Defesa do país asiático.

Jatos de combate sul-coreanos, em seguida, correram para a área, incluindo aviões F-16, e dispararam tiros de metralhadoras como advertência, disse uma autoridade do ministério, que pediu anonimato. A aeronave de reconhecimento russa deixou a área três minutos depois, mas voltou ao local e violou o espaço aéreo sul-coreano novamente por mais quatro minutos, informou a Defesa sul-coreana. Ele disse que os caças sul-coreanos dispararam, então, 280 tiros de metralhadoras como advertência.

Foi a primeira vez que um avião militar estrangeiro violou o espaço aéreo sul-coreano desde 1953, segundo autoridades sul-coreanas.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Após o incidente, o Ministério de Relações Exteriores da Coreia do Sul convocou o embaixador em exercício da Rússia no país e o Estado-Maior Conjunto convocou o adido de defesa para apresentar uma queixa formal aos dois. Separadamente, o conselheiro de segurança nacional da Coreia do Sul, Chung Eui-yong, disse ao alto funcionário de segurança da Rússia, Nikolai Patrushev, que a Coreia do Sul vê a violação do espaço aéreo "muito a sério" e enfatizou que tomará medidas "muito mais fortes" se ocorrer um incidente semelhante novamente. Fonte: Associated Press.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá