Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Covid: na contramão do Reino Unido, Leicester decreta isolamento após novos casos

30/06/20 às 11:32 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O Reino Unido impôs um confinamento rigoroso de pelo menos duas semanas à cidade de Leicester após detectar novos surtos do novo coronavírus, ofuscando as tentativas do primeiro-ministro Boris Johnson de volta à normalidade. Lojas não essenciais e escolas foram fechadas. E a abertura de pubs e restaurantes determinada no Reino Unido não vale para a cidade localizada a 150 quilômetros de Londres.

O Reino Unido tem sido uma das nações mais atingidas pela pandemia, com mais de 54 mil mortes, embora as infecções tenham diminuído e muitas restrições tenham sido flexibilizadas a partir de sábado (27) para revitalizar a economia.

Boris Johnson disse que o país não pode continuar sendo "prisioneiro desta crise" e traçou planos para impulsionar a economia britânica, devastada pelo coronavírus. "Se a crise nos ensinou uma coisa, é que este país precisa estar pronto para o que está por vir, e precisamos ser capazes de avançar com níveis de energia e velocidade que não precisamos há gerações".

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

No entanto, em Leicester, a flexibilização foi revertida depois que os números mostraram que a taxa de infecção nos últimos sete dias era três vezes maior que a próxima pior cidade. Leicester, que tem cerca de 330 mil habitantes, respondeu por 10% dos casos positivos na Inglaterra na semana passada, informou o governo.

"Agradeço ao povo de Leicester por sua tolerância", disse Johnson no discurso. "Sempre disse que haveria crises locais e que lidaríamos com elas localmente, e é isso que estamos fazendo em Leicester e em outros lugares".

Moradores disseram que as pessoas estavam desprezando o distanciamento social e outras medidas desde que o governo começou a flexibilizar as regras duas semanas atrás. "Se as pessoas ouvissem e ficassem em casa não estaríamos nessa situação", disse Bob Sharma, gerente de um banco.

O corretor Arun Mortala afirmou que as pessoas não usavam máscaras e nem mesmo mantinham distância quando voltaram às ruas. "Eu esperava que isso acontecesse", disse ele. O ministro da Saúde, Matt Hancock, afirmou que o governo ainda está analisando as razões exatas do aumento de Leicester. (Com agências internacionais).

© Copyright 2023 Grupo Tarobá