Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cuba adia transferência de poder de Raúl Castro para novo presidente

22/12/17 às 09:05 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Parlamento de Cuba ampliou seu mandato legislativo em dois meses nesta quinta-feira (21), estendendo-o até abril e adiando a transferência de poder histórica de Raúl Castro para um novo presidente, noticiou a mídia estatal.

A Assembleia Nacional, que se reúne duas vezes por ano, atribuiu o adiamento ao caos provocado em setembro pelo furacão Irma, que varreu a ilha comunista arrancando telhados, desenraizando árvores e alagando áreas litorâneas baixas. Alguns observadores de Cuba acreditam que ele se deve mais à preocupação de garantir a estabilidade na transferência dos líderes da revolução de 1959, que depuseram um ditador apoiado pelos Estados Unidos, para uma nova geração.

Raúl e seu irmão mais velho, o já falecido Fidel, comandaram o país durante quase 60 anos. O herdeiro provável, primeiro vice-presidente Miguel Díaz-Canel, nasceu um ano após a revolução e tem um perfil público muito mais discreto.

Leia mais:

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Jair Bolsonaro ONU
MUNDO

Brasil tem “economia em plena recuperação”, diz Jair Bolsonaro na ONU

Cuba já havia adiado em um mês as eleições municipais planejadas originalmente para outubro devido ao Irma, que o ministro da Economia, Ricardo Cabrisas, disse na sexta-feira ter causado danos equivalentes a 13,2 bilhões de dólares.

É tradição Cuba avaliar os estragos de desastres naturais em dólares com base na suposição de que um peso é igual a um dólar. Existem muitas outras taxas de câmbio oficiais na ilha que avaliam o peso muito abaixo disso.    A transição política ocorre no momento em que Cuba enfrenta uma série de outros desafios, da redução da ajuda de sua aliada socialista Venezuela à reversão parcial da reaproximação Cuba-EUA e ao endurecimento do embargo de décadas determinados pelo presidente norte-americano Donald Trump.

Mas o crescimento no turismo, transporte, comunicações, agricultura e construção proporcionou uma expansão de 1,6 por cento neste ano, disse Cabrisas ao Parlamento.    O número de turistas que visitaram a maior ilha do Caribe cresceu 19,7 por cento, chegando a 4,3 milhões, nos 11 primeiros meses do ano, disse o ministro do Turismo, Manuel Marrero, à legislatura nesta semana.    Segundo Cabrisas, o governo prevê que a economia crescerá cerca de 2 por cento no ano que vem.

Band.com

© Copyright 2023 Grupo Tarobá