Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Diplomata norte-coreano vai a Finlândia para tratar de EUA e Coreia do Sul

18/03/18 às 08:40 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O diplomata de alto escalão da Coreia do Norte Choe Kang Il, responsável pelas relações do país com a América do Norte, está indo a Finlândia neste domingo para reuniões relacionadas aos Estados Unidos e à Coreia do Sul. A viagem de Choe ocorre no momento em que EUA e Coreia do Norte se preparam para um possível encontro de Donald Trump e Kim Jong-Un, previsto para maio.

Segundo fonte "diplomática" citada pela agência sul-coreana de notícias Yonhap, Choe foi visto no aeroporto de Pequim, na China, antes de embarcar em um voo para a Finlândia. Ele deve participar de um encontro com ex-diplomatas norte-americanos, incluindo a ex-embaixadora dos EUA para a Coreia do Sul, Kathleen Stephens, e especialistas em segurança da Coreia do Sul.

O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul informou apenas que o encontro será similar ao que foi chamado de diálogo "Track 2", do qual participaram autoridades norte-coreanas, ex-autoridades e especialistas dos EUA. Choe estava na delegação que a Coreia do Norte enviou, no mês passado, às Olimpíadas de Inverno na Coreia do Sul.

Leia mais:

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Jair Bolsonaro ONU
MUNDO

Brasil tem “economia em plena recuperação”, diz Jair Bolsonaro na ONU

No sábado, o Ministério das Relações Exteriores da Suécia conclui três dias de encontros em Estocolmo com o ministério norte-coreano nos quais foram discutidas "oportunidades e desafios a esforços diplomáticos contínuos para alcançar uma solução pacífica" à disputa por segurança entre as duas Coreias.

Há rumores de que a Suécia estaria sendo considerada como opção para sediar o encontro entre os EUA e a Coreia do Norte. Entretanto, uma vila no lado sul-coreano da zona desmilitarizada entre as Coreias é apontada como o lugar mais provável para a reunião.

Trump aceitou se encontrar com Kim em maio mas, até agora, a Coreia do Norte não disse publicamente o que espera alcançar com as negociações. Autoridades do alto escalão da Coreia do Sul que foram neste mês a Pyongyang, capital norte-coreana, e se reuniram com Kim, disseram que ele deseja debater sobre o programa nuclear de seu país. Fonte: Associated Press.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá