Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Em visita ao Quênia, Obama incentiva reconciliação política no país

16/07/18 às 17:45 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama elogiou o presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, e o líder da oposição no país, Raila Odinga, por trabalharem juntos. No entanto, ressaltou que o país, na África Oriental, ainda precisa fazer mais para acabar com a corrupção. Em sua primeira visita ao continente desde que deixou o cargo, Obama incentivou a cooperação entre base e oposição após a disputada eleição presidencial do ano passado, marcada pela violência.

"Apesar dos tempos tumultuosos que parecem estar presentes em todas as eleições, agora temos um presidente e líder da oposição que prometeram construir pontes e fizeram compromissos específicos para trabalhar juntos", disse Obama. Ele falou à população em Kogelo, no condado de Siaya, zona rural onde seu pai nasceu, nesta segunda-feira, 19.

"O que temos aqui no Quênia é parte do surgimento de uma África mais confiante, mais autossuficiente. Mas nós sabemos que o progresso real significa lidar com os problemas que permanecem. Significa erradicar a corrupção que enfraquece a vida cívica", ressaltou.

Leia mais:

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Jair Bolsonaro ONU
MUNDO

Brasil tem “economia em plena recuperação”, diz Jair Bolsonaro na ONU

Outros desafios enfrentados pelo Quênia, disse Obama, são o tribalismo e a necessidade de uma educação melhor. Ele visitou o país como senador, em 2006, e depois como presidente, em 2015 e tem instado fortemente o país a enfrentar a corrupção endêmica e os problemas em torno das divisões entre os grupos étnicos do país.

Em 2006, ele enfureceu o governo do presidente Mwai Kibaki, quando deu uma palestra sobre corrupção na Universidade de Nairóbi. O porta-voz do governo respondeu chamando Obama de "jovem inexperiente que não poderia ensinar o Quênia a administrar seus assuntos".

Obama foi a Kongelo para lançar um centro de esportes e treinamento fundado por sua meia irmã, Auma Obama, por meio de sua fundação Sauti Kuu. Milhares de quenianos foram a Kongelo, lar ancestral do ex-presidente, para vê-lo, mas muitos não puderam entrar no local por motivos de segurança. "Estamos aqui para receber nosso irmão Barack Obama, mas enfrentamos desafios porque não podemos ver nosso filho", disse o agricultor Boniface Rachula, que não pode participar do evento. "Queríamos apreciar Barack Obama pelo que ele fez. De fato ele desenvolveu a comunidade ao dar lençóis de ferro para as pessoas construírem suas casas", disse.

A visita de Obama ao Quênia é discreta, ao contrário de suas viagens anteriores, onde emocionou milhares de quenianos, que fizeram fila nas ruas para vê-lo. Muitos quenianos consideram Obama como um nativo de seu país, um garoto local, e gozam de seu sucesso, apesar de o ex-presidente nunca ter vivido na África. Ele nasceu no Havaí, onde passou a maior parte de sua infância e foi criado pela mãe, uma americana branca do Texas. Obama mal conheceu o pai, um economista, mas levou seu nome.

"É uma alegria estar com tantas pessoas que são família para mim e tantas pessoas que afirmam ser família para mim. Todo mundo é primo", disse Obama, em tom de brincadeira.

Mais tarde na segunda-feira, ele partiu para a África do Sul, onde fará a palestra anual Nelson Mandela, que em 2018 marca o centésimo aniversário do ícone antiapartheid.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá