Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Entenda a crise que resultou no corte de relações de países árabes com o Catar

05/06/17 às 14:20 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

A decisão de quatro nações árabes, Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos e Egito, de cortar relações com o Catar marca a culminação de anos de tensões entre a aliança histórica dos estados ricos em energia do Golfo Pérsico que compartilham fronteiras, heranças e uma forte aliança com os Estados Unidos.

A medida reflete um descontentamento antigo pelo apoio do Qatar a grupos islamitas que são considerados terroristas por outras nações árabes, assim como o aumento da rivalidade entre a Arábia Saudita e o Irã.

O impacto que essa cisão terá sobre o Catar, aonde está localizada a principal base militar dos EUA usada para lançar ataques aéreos sobre o Estado Islâmico, depende das próximas medidas que serão tomadas.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Segundo analistas, a recente visita do presidente americano, Donald Trump, à Arábia Saudita deu força para a posição dos países árabes de maioria sunita contra o Irã.

O Catar é um país pequeno, mas importante, pois nele encontra-se a base aérea al-Udeid, dos EUA, que serve como principal ponto de lançamentos de mísseis da coalizão liderada pelos americanos contra o Estado Islâmico no Iraque e na Síria.

Além disso, o Catar é o principal produtor de gás natural liquefeito e compartilha um vasto território subaquático com o Irã.

O Catar também tem papel importante na articulação com grupos que outros governos evitam dialogar, como militantes xiitas do Iraque e grupos ligados à Al-Qaeda. O governo do Catar também mediou negociações entre o Taleban e o governo do Afeganistão.

Além disso, deu apoio à Irmandade Muçulmana no Egito, assim como grupos islamitas na região, como o Hamas, que controla a Faixa de Gaza. O Catar também é o proprietário da agência de notícias Al-Jazira.

No momento, o Catar vive sob tensão com a Arábia Saudita após, há duas semanas, o governo de seu país ter divulgado que a agência de notícias estatal e que a conta oficial do Twitter teriam sido hackeados para publicar uma história falsa alegando que o Emir do Catar, Sheik Tamim bin Hamad Al Thani, teria afirmado que o Irã "é uma força islâmica regional que não pode ser ignorada".

A mídia dos países árabes vizinhos deu a notícia como verdadeira, ignorando as afirmações do Catar de que seria uma mentira. Além disso, a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Bahrein e o Egito bloquearam o acesso em seus países à Al-Jazira.

Ao mesmo tempo, a mídia estatal da Arábia Saudita lançou uma campanha agressiva acusando o Catar de apoiar grupos terroristas como a Al-Qaeda e o Estado Islâmico, desestabilizando a região.

Ainda, os Emirados Árabes Unidos há tempos estão em disputa com o Catar devido ao apoio do governo do país a grupos islamitas no Golfo Pérsico e na Líbia. A Arábia Saudita e o Egito, além disso, veem a Irmandade Muçulmana como uma ameaça.

Como consequência dessas medidas, a economia do Catar pode sofrer a longo prazo, já que as ações devem afetar milhões de trabalhadores, imigrantes e expatriados que vivem entre esses países.

A Arábia Saudita concedeu 14 dias para que os residentes do Catar saiam do país e ordenou que os sauditas não residam, visitem ou passeiem pelo Catar. Além disso, os Emirados Árabes Unidos, Egito, Bahrein e a Arábia Saudita já suspenderem as relações diplomáticas com o Catar, que está retirando suas tropas da guerra no Iêmen, liderada pelos sauditas.

O Catar nega que apoia grupos terroristas na Síria ou em outras regiões, apesar dos repetidos esforços para apoiar grupos rebeldes sunitas que lutam para acabar com o governo sírio de Bashar Al-Assad.

Até o momento, o Catar não se mostrou disposto a dialogar com os países vizinhos. O Emir do país pode retaliar as medidas ao pedir para sair do Conselho de Cooperação do Golfo, composto por seis nações, além de refazer alianças estratégicas para tentar isolar a Arábia Saudita.

Há três anos, diversos países da região retiraram seus embaixadores do Qatar por nove meses, devido ao apoio do país à Irmandade Muçulmana. Os detalhes de um acordo entre as nações que terminou com as tensões nunca foram tornados públicos, mas incluíam promessas de que o Qatar não daria mais apoio ao grupo. Fonte: Associated Press.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá