Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Equador interrompe construção de muro na fronteira com o Peru

13/07/17 às 22:00 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O Equador paralisou nesta quinta-feira a construção de um muro na fronteira com o Peru, após uma reunião dos ministros das Relações Exteriores dos dois países em Lima. O encontro superou a tensão bilateral gerada no episódio, após o embaixador peruano em Quito ter sido convocado para consultas pelo governo do Peru.

Em comunicado conjunto, a chanceler equatoriana, María Fernanda Espinosa, confirmou a suspensão da construção do muro na margem direita do Canal de Zarumilla. O ministro das Relações Exteriores peruano, Ricardo Luna, "agradeceu tal decisão do governo equatoriano".

Após a reunião, Luna determinou o retorno a Quito do embaixador peruano Hugo Otero, que havia sido convocado na segunda-feira como forma de protesto diplomático do Peru.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Ao final da reunião dos ministros, os países reafirmaram o pleno cumprimento dos acordos de paz de 1998 - Peru e Equador tiveram um conflito armado em 1995.

A zona fronteiriça tem sido há anos usada para o contrabando de combustível e outros produtos que alimentam o crime organizado no Peru. Segundo autoridades locais, ao menos 15 quadrilhas cruzam diariamente para o território peruano, onde o preço do combustível chega a triplicar. Fonte: Associated Press.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá