Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Esforço de Putin por referendo no leste da Ucrânia é rejeitado pela Casa Branca

21/07/18 às 09:40 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

A Casa Branca rejeitou um esforço apoiado pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, de realizar um referendo na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, sobre o futuro da região, distanciado-se da ideia no rescaldo do encontro controverso do presidente dos EUA, Donald Trump, com o líder russo.

O embaixador da Rússia nos EUA, Anatoly Antonov, disse que os dois líderes discutiram a possibilidade de um referendo na região oriental separatista da Ucrânia durante a cúpula em Helsinque, na Finlândia.

Mas o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional de Trump, Garrett Marquis, disse ontem que os acordos entre a Rússia e o governo ucraniano para resolver o conflito na região de Donetsk não incluem tal opção e qualquer esforço para organizar um referendo "não teria legitimidade".

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

A questão veio, após a Casa Branca fazer uma proposta de uma segunda cúpula entre Trump e Putin - em Washington nos próximos meses - que teria como foco a segurança nacional. Moscou sinalizou sua abertura para uma segunda reunião forma entre os dois líderes.

A insatisfação dos EUA com a Rússia vem desde 2014, após a anexação da Crimea, o que já gerou uma série de sanções.

Em novembro de 2013, o então presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych anunciou em comunicado oficial que havia desistido de assinar um acordo de livre-comércio com a União Europeia, preferindo priorizar suas relações com a Rússia. Em seguida, milhares de pessoas foram às ruas protestar contra a decisão, o que resultou em repressão violenta e dezenas de manifestantes mortos.

Yanukovich deixou a capital do país, Kiev, e foi afastado da presidência pelo Parlamento do país. Na Crimeia, o parlamento local foi tomado por um comando pró-Rússia, que nomeou um novo premiê e aprovou sua independência e posterior anexação à Federação Russa. O governo é considerado ilegítimo pela Ucrânia, que pede às forças internacionais que não o reconheçam.

Em março de 2014, foi realizado o referendo popular na Crimeia que decidiria pela separação da península da Ucrânia e anexação ao território russo, opção que acabou por vencer com mais de 95% dos votos. No entanto, uma pesquisa feita antes da invasão revelou que apenas 42% dos habitantes eram favoráveis ao desmembramento, o que levantou suspeitas na comunidade internacional. Após o referendo, o governo de Moscou anunciou que consideraria a Crimeia como parte de seu território. Fonte: Associated Press

© Copyright 2023 Grupo Tarobá