Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Especialistas chegam nos próximos dias para analisar ossadas encontradas em Ciudad del Este

08/09/19 às 09:56 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Na semana que inicia amanhã, domingo, 08, especialistas devem chegar a Ciudad del Este para analisar as ossadas humanas encontradas em uma casa que pertenceu ao ditador paraguaio Alfredo Stroessner. Os restos humanos foram encontrados por manifestantes que invadiram o local, conhecido como casa do terror, no fim do mês de agosto. Pelo menos quatro pessoas foram encontradas.

De acordo com o jornal La Clave, o doutor Rogério Goiburú, presidente da comissão de memória histórica e reparação do Ministério da Justiça, confirmou que na próxima terça-feira, 10, os especialistas estarão na cidade para realizar a análise.

A equipe técnica é liderada pelo filho de uma das vítimas da ditadura e deve analisar primeiramente a idade aproximada, sexo, estatura e outros dados que podem ser comparados com sangue de parentes de desaparecidos durante o governo de Stroessner.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

A casa está localizada no bairro Che la Reina, e chamada de Casa do Terror por conta das torturas que eram executadas ali durante a ditadura de Stroessner, um dos líderes mais sanguinários do Paraguai.

De acordo com o site Aventuras na História, O ditador, cujo regime foi marcado pela posição anticomunista e pró-americana, ascendeu ao poder em 1954 por eleição indireta e seus 35 anos de governo foram marcados pela corrupção e forte repressão e tortura aos opositores.

Ele também concedeu cidadania a nazistas aos que fugiram após a guerra, como Eduard Roschmann, o açougueiro de Riga, e Josef Mengele, famoso médico de Auschwitz que morreu no Brasil na década de 70.

Um pedófilo, Stroessner mantinha haréns de meninas entre 10 a 15 anos, estupradas repetidamente por ele e seus ministros. Estima-se que ele tenha sido responsável pelo abuso de mais de 1.600 crianças.

Além disso, em seu governo, entre 3.000 e 4.000 pessoas morreram, vítimas da perseguição política. Um relatório de 2008 da Comissão de Verdade e Justiça determinou que foram 18.772 torturados e 3.470 exilados no período.

Fonte: La Clave/Aventuras na História

© Copyright 2023 Grupo Tarobá