Todos os locais
Todos os locais
Mundo

Estudo mostra que geleiras estão derretendo em ritmo acelerado

29 abr 2021 às 08:17
Por: Agência Brasil

Quase todas as geleiras do mundo estão perdendo massa em ritmo acelerado, mostra novo estudo divulgado nessa quarta-feira (28) na revista científica Nature. Isso pode afetar, segundo a pesquisa, projeções futuras sobre a perda de gelo.

O trabalho fornece um dos panoramas mais abrangentes sobre a perda de massa de gelo de cerca de 220 mil geleiras de todo o globo, um grande catalisador da elevação do nível dos mares.

Usando imagens de alta resolução de 2000 a 2019 do satélite Terra, da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa), um grupo de cientistas internacionais descobriu que as geleiras, com exceção das placas de gelo da Groenlândia e da Antártida, que foram excluídas do estudo, perderam em média 267 gigatoneladas de gelo por ano.

Uma gigatonelada de gelo preencheria o Central Park, da cidade de Nova York, e chegaria a 341 metros de altura.

Os pesquisadores também descobriram que a perda de massa das geleiras se acelerou. As geleiras perderam 227 gigatoneladas de gelo por ano entre 2000 e 2004, mas esse número subiu para uma média de 298 gigatoneladas de gelo a cada ano depois de 2015.

Outras notícias

Apagão afeta toda Espanha, partes de Portugal, França, Bélgica e Alemanha

Papa Francisco segue melhorando, mas ficará no hospital 'por mais alguns dias', diz boletim

Papa tem crise respiratória asmática e passa por transfusão de sangue em hospital

O derretimento está afetando os níveis dos mares em cerca de 0,74 milímetros por ano, ou 21% da elevação do nível dos mares em geral, observada no período.

As geleiras tendem a mostrar uma reação mais rápida à mudança climática quando comparadas com as placas de gelo da Groenlândia e da Antártida, e atualmente contribuem mais para a elevação do nível dos mares do que qualquer placa de gelo individual, disseram cientistas.

O estudo pode preencher lacunas importantes na compreensão da perda de massa de gelo e levar a previsões mais exatas, disse Robert McNabb, coautor do estudo e cientista de detecção remota da Universidade do Ulster britânica. Estudos anteriores a respeito de geleiras individuais só respondem por cerca de 10% do planeta, disse ele.

Veja também

Relacionadas

Mundo
Imagem de destaque

Missão Polaris Dawn realiza primeira caminhada espacial comercial após adiamentos

Mundo
Imagem de destaque

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Mundo

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Mundo

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Uma pessoa morre e outras quatro ficam feridas em grave acidente no bairro Periolo

Cidade
Londrina e região

Lula visita o Paraná nesta quinta e oficializa desapropriação de fazenda para o MST

Cidade
Londrina e região

Jovem de 19 anos morre após motorista bêbado perder controle de carro na BR-376

Cidade
Londrina e região

Carros atropelam e matam pedestre em Cambé e motoristas fogem sem prestar socorro

Cidade

Segundo Corpo de Bombeiros, ocupantes do veículo envolvido em grave acidente estavam sem cinto

Podcasts

Podcast Eleva+ Cast | EP 2 | Segurança, Saúde e Gestão Condominial | ESTMA | Giovanni Augusto Alves

Podcast PodGuest - EP 11 - O Retorno da Metamorphose Fantasy Party

Podcast Eleva+ Cast | EP 1 | Inovação na Cobrança Condominial | Mayhara Magley

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.