Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

EUA divulgam vídeo que indica envolvimento iraniano em ataque a petroleiros

14/06/19 às 08:15 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

As Forças Armadas dos Estados Unidos divulgaram nesta sexta-feira um vídeo que mostra a Guarda Revolucionária iraniana removendo uma mina que não explodiu de um dos petroleiros alvejados ontem no Golfo de Omã, sugerindo que o país persa tentou remover do local a evidência de seu envolvimento no ataque. O Irã nega estar envolvido.

Ontem, após o ocorrido, operadores dos dois navios atacados não ofereceram explicações imediatas sobre os motivos que causaram o dano contra o MT Front Altair, de propriedade norueguesa, e o Kokuka Courageous, de propriedade japonesa. Ambos estavam carregados de produtos petrolíferos.

As imagens divulgadas por americanos hoje mostram o Kokuka Courageous. Um barco de patrulha da Guarda Revolucionária iraniana chega ao lado do navio e remove a mina, afirmou o porta-voz do Comando Central dos EUA, capitão Bill Urban.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

"Os EUA e a comunidade internacional estão prontos para defender nossos interesses, incluindo a liberdade de navegação", disse Urban. Segundo ele, o país "não tem interesse em se envolver em um novo conflito no Oriente Médio. No entanto, defenderemos nossos interesses".

O Irã negou a acusação. "A guerra econômica e o terrorismo dos EUA contra o povo iraniano, bem como sua presença militar massiva na região, foram e continuam a ser as principais fontes de insegurança e instabilidade na região do Golfo Pérsico e a ameaça mais significativa à sua paz e segurança", disse o país persa em comunicado.

Embora o Irã tenha negado estar envolvido no ataque, Teerã usou minas anteriormente contra petroleiros em 1987 e 1988, na "Guerra dos Navios", quando a Marinha americana escoltou navios pela região.

Enquanto isso, em Tóquio, o proprietário do Kokuka Courageous, Yutaka Katada, disse que seus marinheiros viram "objetos voadores" antes do ataque, sugerindo que o navio não foi danificado por minas. O presidente da empresa, Yutaka Katada, não ofereceu nenhuma evidência para sua alegação, o que contradiz a conta militar dos EUA. Fonte: Associated Press.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá