Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

EUA: paralisação do governo, caso encerrada logo, não deve prejudicar economia

21/01/18 às 00:34 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Caso a paralisação do governo dos Estados Unidos continue por alguns dias, ou até semanas, o mercado de ações norte-americano pode sair ileso. Um impasse mais longo, entretanto, pode prejudicar a confiança dos investidores, derrubar as cotações e levar o mercado para um viés de baixa, disseram economistas. O Senado dos Estados Unidos não conseguiu a quantidade de votos necessária para aprovar uma medida de curto prazo que pretendia estender o financiamento ao governo de Donald Trump e elevar o teto do endividamento, o que bloqueou a máquina pública.

Especialistas projetaram, de forma geral, que a paralisação iniciada neste sábado não deve se estender por tempo suficiente para sufocar a economia. Segundo eles, com a proximidade das eleições em novembro, tanto os democratas quanto os republicanos querem proteger o eleitorado de possíveis dores de cabeça.

Além disso, investidores e consumidores têm se sentido mais otimistas após o corte de impostos assinado por Trump no mês passado. Diante disso, a economia seria forte o suficiente para atravessar uma paralisação curta. "Por agora, parece improvável que vai ser uma paralisação de quatro semanas", disse Beth Ann Bovino, da agência de classificação de risco S&P Global nos Estados Unidos.

Leia mais:

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Jair Bolsonaro ONU
MUNDO

Brasil tem “economia em plena recuperação”, diz Jair Bolsonaro na ONU

Já Sameer Samana, da Wells Fargo Investment Institute, disse que a paralisação não é muito significativa, a menos que ela afete de alguma forma o consumo no país.

A economia, entretanto, pode ser afetada caso os parques e monumentos da cidade fiquem fechados por um longo período. Viagens podem ser canceladas, prejudicando as regiões nas proximidades desses pontos turísticos. O Departamento do Interior se comprometeu em manter o máximo de parques e áreas públicas abertos. Mesmo assim, neste sábado, primeiro dia da paralisação, o funcionamento já foi irregular.

Após o bloqueio do governo que durou 16 dias em outubro de 2013, O escritório de análise econômica dos Estados Unidos (BEA) estimou um recuo de 0,3% no crescimento econômico no último trimestre daquele ano. De acordo com Leslie Preston, economista sênior no banco TD, a economia está atualmente "forte o suficiente para suportar" um golpe de tamanho similar, na medida em que o crescimento para o trimestre de janeiro a março está projetado em quase 2,5%.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá