Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

EUA se preparam para agir de maneira unilateral em relação à Coreia do Norte

10/07/17 às 18:45 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, caminha para uma ação unilateral contra a Coreia do Norte, tendo como alvo companhias chinesas e bancos que, segundo Washington, enviam dinheiro para o programa de armas de Pyongyang.

Autoridades do governo sinalizaram nos últimos dias que a Casa Branca está disposta a usar seus próprios poderes para interromper o fluxo de caixa para o regime de Kim Jong Un, embora algumas delas digam que preferem uma ação coletiva por meio da Organização das Nações Unidas e com o apoio da China. O teste de um míssil balístico norte-coreano em 4 de julho irá apressar os esforços unilaterais dos EUA, segundo analistas.

A Coreia do Norte tem resistido a tal pressão durante anos e muitos especialistas questionam se dessa vez seria diferente. O regime norte-coreano tornou-se especialista em burlar sanções, inclusive disfarçando suas entidades no comércio internacional e financeiras por meio de companhias na vizinha China.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Os EUA não têm praticamente nenhum comércio direto ou qualquer outro laço com a Coreia do Norte, após a imposição de sanções bilaterais abrangentes anteriores, em resposta a testes de mísseis e nucleares prévios do país. Já a China resiste a endurecer as sanções porque esse status quo dá a ela uma alavancagem geopolítica, apontam analistas.

"Os Estados Unidos estão preparados para usar uma série abrangente de nossas capacidades para nos defender e a nossos aliados", afirmou na semana passada Nikki Haley, embaixadora americana na ONU. Halley disse no Conselho de Segurança que sanções anteriores mostraram-se insuficientes contra os norte-coreanos. Fonte: Dow Jones Newswires.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá