Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Evo Morales recebe asilo político no México, após fazer pedido formal

11/11/19 às 20:50 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O governo do México concedeu, nesta segunda-feira, asilo político a Evo Morales, presidente da Bolívia que renunciou ao cargo após tumultuadas eleições presidenciais. Ao mesmo tempo, a titular do legislativo boliviano, a opositora ao governo de esquerda, Janine Añez, tentava reunir quórum necessário para uma sessão extraordinária capaz de eleger o sucessor de Evo Morales e convocar novas eleições. Não se sabe ainda se Morales saiu do país.

O chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, confirmou o asilo a Morales em uma coletiva de imprensa. Segundo Ebrard, o México recebeu uma ligação de Morales em que solicitava "verbal e formalmente, o asilo político". E o governo do México atendeu ao pedido porque "a vida e integridade (de Morales) correm risco". Outras autoridades também teriam solicitado asilo ao México, mas o governo não deu detalhes.

Horas antes, o governo mexicano declarou sua postura frente à crise política na Bolívia, afirmando que a renúncia de Morales aconteceu diante de um golpe de Estado.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

No mesmo dia, a senadora opositora Janine Añes, vice-presidente do Senado boliviano, assumiu a titularidade da casa legislativa, após a saída de Adriana Salvatierra, e anunciou que convocaria uma sessão do Congresso ainda nesta terça-feira.

"Temos que colocar o país na ordem constitucional e garantir a pacificação. Nós, políticos, temos a responsabilidade imediata de dar sinais e certezas aos bolivianos", disse Añez com a voz embargada quando chegou ao Senado escoltada por um policial.

A Constituição boliviana prevê que, diante da renúncia do presidente e do vice, o terceiro na sucessão presidencial deve ser o líder do Senado. Añes disse que o governo transitório deve convocar novas eleições e que haveria um governo interino até 21 de janeiro de 2020. Ela disse ainda que aguardaria a chegada de todos os parlamentares para garantir o quórum da sessão. No entanto, muitos parlamentares estão fora de La Paz e pedem garantias de segurança para poder chegar. Caso contrário, a sessão poderá ser remarcada.

O Movimento ao Socialismo (MAS), partido de Morales, tem maioria nas duas Casas e a vantagem para garantir o quórum.

Ainda no começo do dia, havia relatos de saques e confrontos na cidade vizinha de El Alto, um bastião de Evo Morales. Já as ruas de La Paz ficaram desertas, com poucos carros circulando e comércio fechado.

Morales renunciou denunciando um "golpe militar" e pediu aos líderes da oposição que assumam a responsabilidade por devolver a ordem ao país. "O mundo e os bolivianos patriotas repudiam esse golpe", escreveu Morales em sua conta no Twitter, sem informar seu paradeiro.

A oposição respondeu afirmando que se trata de um movimento civil. "É inaceitável que se interprete esse movimento como um golpe de Estado. O que acontece é uma ação popular democrática nas ruas, contra a intenção de Morales de não aceitar que houve fraude eleitoral", afirmou Carlos Mesa, ex-presidente e candidato que ficou em segundo lugar na disputa presidencial, de acordo com resultados preliminares do pleito de 20 de outubro.

Quatro pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas em choques violentos entre opositores e seguidores de Evo Morales. A Organização dos Estados Americanos (OEA) encontrou irregularidades nas eleições, o que desencadeou os eventos que precipitaram a renúncia do presidente. Fonte: Associated Press.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá