Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Fronteira não será reaberta, diz governador da província de Misiones

09/12/20 às 10:01 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O governador de Misiones, Oscar Herrera Aahuad, jogou um balde de água fria na proposta de reabertura da Ponte Tancredo Neves proposta pelo Conselho de Desenvolvimento de Foz, Puerto Iguazú e Ciudad del Este.

Em declaração à imprensa de Misiones, que foi amplamente repercutida em Puerto Iguazu, Herrera justificou sua decisão em função do aumento de casos de covid-19 no Brasil e no Paraguai.

Ele disse que o tráfego na Ponte Tancredo Neves  somente será permitido para a entrada e saída de produtos essenciais. Esse protocolo está vigente desde 20 de março, quando foi decretada a quarentena no país vizinho.
“O Paraguai emitiu um alerta devido ao aumento de casos e o Brasil ampliou as restrições das atividades noturnas em cidades que fazem fronteira com Misiones”, declarou o governador, que tem poderes para impedir a reabertura das fronteiras em sua província.
Herrera disse ao jornal El Território que seu país espera iniciar a vacinação contra a covid- 19. “Não será a solução definitiva para o problema, mas a vacina é uma ferramenta que permitirá aumentar a segurança da nossa população”.
O governador bateu o pé ao ser questionado sobre o turismo. “Existe um bom movimento de turistas em nossa província e uma boa ocupação hoteleira. Posadas teve um final de semana movimentado”, destacou. “Misiones não vive do turismo internacional, mas do turismo regional e nacional”, acrescentou.

Leia mais:

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Jair Bolsonaro ONU
MUNDO

Brasil tem “economia em plena recuperação”, diz Jair Bolsonaro na ONU

O governador não falou sobre Puerto Iguazu, cidade que sobrevive do turismo internacional e que está vivendo um dos maiores caos econômicos, com desemprego em massa e pessoas passando fome.

Insensibilidade
Além de se mostrar insensível com a situação dos moradores de Puerto Iguazú, o governador Oscar Herrera está se lixando para o protocolo firmado na semana passada por lideranças das três cidades vizinhas.

O protocolo de segurança sanitária elaborado pelo Conselho de Desenvolvimento Trinacional (Codetri) foi muito bem formulado e propunha a reabertura com todos os cuidados necessários para evitar a propagação do vírus.
A proposta era de reabrir a ponte em duas etapas, a partir do dia 10 de dezembro e fazer monitoramento constante para avançar ou  recuar, diante dos resultados.

A proposta era a retomada parcial do fluxo fronteiriço entre Argentina e Brasil com a realização de plano-piloto. “Não podemos deixar para o ano que vem, pois sem essa reabertura em dezembro, período de férias e turismo, a economia de Puerto Iguazú não resistirá até o ano que vem”, disse na oportunidade o presidente do Codespi, Pablo Bauzá.
A fase um do protocolo previa a reabertura gradual e segura da ponte. Nesta fase, o ingresso diário na Argentina e no Brasil seria de, no máximo, três mil pessoas (seis mil visitantes), o que representa cerca de 10% do fluxo do período anterior à pandemia.
Na segunda fase, previa a ampliação do número de pessoas habilitadas a entrar e sair do país pela ponte Tancredo Neves. O protocolo estabelecia uma avaliação aa cada 15 dias, com possível revisão.


Fonte: GDia

© Copyright 2023 Grupo Tarobá