Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Google armazenou senhas do G Suite em texto simples

22/05/19 às 14:00 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O Google disse nesta terça-feira, 21, que senhas de contas corporativas que usam o pacote de aplicativos do Google para empresas, chamado G Suite, foram armazenadas em texto simples no sistema do Google - as informações ficaram expostas a funcionários do Google e a administradores das contas do G Suite. A falha no sistema existe desde 2005.

A companhia disse que o problema afetou uma "pequena parcela dos usuários do G Suite", mas não revelou o número exato de contas afetadas. Segundo a empresa, a falha afetou contas de empresas, e não contas individuais. Hoje, o Google tem 5 milhões de usuários corporativos no G Suite.

O Google afirmou que corrigiu a ferramenta e que recentemente notificou os usuários do G Suite que tiveram suas senhas expostas.

Leia mais:

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Jair Bolsonaro ONU
MUNDO

Brasil tem “economia em plena recuperação”, diz Jair Bolsonaro na ONU

O Google armazena senhas de usuários em seu sistema com duas camadas de proteção: uma de criptografia e outra que usa um algoritmo chamado "hash", que tornam a informação ilegível para humanos. A falha comprometeu esse segundo recurso - as senhas ainda estavam protegidas por uma estrutura criptografada. "Não temos nenhuma evidência de que acessos inapropriados e mau uso afetaram as senhas", disse Suzanne Frey, vice-presidente de engenharia do Google, em postagem no blog da empresa.

O Google informou reguladores de proteção de dados sobre a exposição de senhas.

O Facebook já teve um caso parecido com esse. Em março deste ano, a rede social anunciou expôs as senhas de milhões de usuários ao armazená-las em textos simples em seus servidores. De acordo com Brian Krebs, pesquisador de segurança independente que revelou o caso, entre 200 milhões a 600 milhões de usuários foram afetados, incluindo usuários do Instagram.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá