Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Governo britânico se diz 'desapontado' com votação do Parlamento sobre Brexit

13/12/17 às 18:45 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Depois de sofrer a primeira grande derrota legislativa durante a gestão da primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, o governo conservador britânico se disse "decepcionado" com o Parlamento por ter votado a favor de uma alteração no projeto de lei sobre a saída do país da União Europeia (Brexit). Em nota enviada esta noite por Downing Street, o endereço oficial do governo, um porta-voz disse que não esperava essa atuação dos parlamentares depois que o governo apresentou "fortes garantias" à Casa.

Agora à noite, 309 deputados (ante 305 contra) votaram pela alteração do projeto sobre o Brexit, determinando que qualquer acordo sobre o divórcio terá que passar pelo aval do Parlamento antes de ser colocado em prática. "Estamos desapontados com o fato do Parlamento ter votado a favor dessa alteração, apesar das fortes garantias que apresentamos", trouxe o comunicado.

De acordo com o porta-voz, o governo sempre foi claro "como sempre" em relação ao projeto de lei sobre o tema e também em relação aos poderes implícitos que ele concedia ao Parlamento, denominados de "essenciais". Isso porque a medida já deixava clara a obrigação de o Executivo apresentar o consenso fechado com a União Europeia em relação Brexit aos deputados e senadores. O que os parlamentares fizeram hoje, no entanto, foi exigir que nada mude em relação ao tema sem que o assunto passe pelo crivo de Westminster. Para colocar em andamento o pacto fechado com o bloco comum, o Parlamento terá que fazer uma aprovação por meio de uma lei autônoma.

Leia mais:

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Jair Bolsonaro ONU
MUNDO

Brasil tem “economia em plena recuperação”, diz Jair Bolsonaro na ONU

O porta-voz também acrescentou que a alteração feita hoje pelo Parlamento não impede o governo de preparar seu livro de estatutos para o momento da saída - marcado até agora para 29 de março de 2019. "Vamos agora verificar se outras mudanças são necessárias para garantir que o projeto atinja seu objetivo vital."

© Copyright 2023 Grupo Tarobá