Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Governo Trump pede que Suprema Corte aprecie decreto que veta viajantes

02/06/17 às 02:32 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O governo Trump pediu à Suprema Corte dos Estados Unidos que o decreto que veta a entrada no país de pessoas com origem em seis nações de maioria muçulmana passe a vigorar imediatamente. A solicitação foi protocolada na noite desta quinta-feira, 1, pelo Departamento de Justiça americano, sob a alegação de que as cortes de instâncias inferiores que bloquearam a aplicação da ordem presidencial cometeram erros processuais.

O decreto, segundo a gestão Trump, tem o objetivo de reforçar a segurança nacional e proteger o país do terrorismo, mas os juízes que apreciaram o caso entenderam haver discriminação contra muçulmanos.

"O presidente não é obrigado a admitir pessoas de países que patrocinam ou dão guarida ao terrorismo", afirma a solicitação do governo. Entidades que se opõem à medida afirmaram que os juízes da Suprema Corte deveriam optar por liberar o acesso de cidadãos iranianos, líbios, somalis, sudaneses, sírios e iemenitas aos Estados Unidos.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

O decreto foi assinado por Trump uma semana após sua posse, em janeiro, e provocou uma onda de incerteza entre viajantes. Após ser impedido de aplicar a medida por juízes federais, o presidente americano assinou outro decreto, em março, com sanções mais brandas. Novamente, porém, a Justiça barrou a ordem.

No pedido à Suprema Corte, o governo pede uma apreciação rápida do caso. Especialistas estimam que o tribunal deverá se pronunciar até o fim do ano.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá