Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Intenção não é 'militarizar o espaço', diz secretário de Defesa dos EUA

14/08/18 às 11:05 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, negou nesta terça-feira, 14, no Rio, que seu país vá "militarizar o espaço". Na semana passada, o governo Donald Trump anunciou detalhes de como irá se dar a criação de uma força militar espacial, o sexto ramo das Forças Armadas norte-americanas, até 2020. Alvo de críticas, a proposta, que partiu de Trump, ainda precisará ser aprovada pelo Congresso.

Em visita ao Brasil iniciada domingo, Mattis falou sobre o tema diante de cerca de 200 militares brasileiros, na Escola Superior de Guerra, num momento em que os alunos da escola puderam lhe fazer perguntas.

"Nossa intenção não é militarizar o espaço, nem iniciar operações, mas vamos nos defender se for necessário. Tivemos inúmeras demonstrações do que está ocorrendo. Observamos outras nações desenvolvendo a capacidade de retirar satélites do espaço", disse o secretário, citando ocasião em que a China destruiu um satélite com disparo de míssil, e ressaltando a importância deste tipo de equipamento para as comunicações e o monitoramento da Terra.

Leia mais:

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Jair Bolsonaro ONU
MUNDO

Brasil tem “economia em plena recuperação”, diz Jair Bolsonaro na ONU

"Trata-se de um domínio tão real quanto foi para os nossos ancestrais o domínio do mar e da terra. Até podermos ter a confiança de que o espaço é sacrossanto, seria pouco prudente não agirmos. Queremos trabalhar com o Brasil, porque vocês têm plataforma", afirmou o secretário, referindo-se à base de Alcântara, no Maranhão.

Na segunda-feira, 13, Mattis se reuniu com o ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, em Brasília. No encontro, foi discutido o acordo bilateral a ser assinado e que poderá viabilizar que satélites sejam enviados a partir da base brasileira.

Há seis dias, o vice-presidente dos EUA Mike Pence chegou a dizer, em discurso no Pentágono, que é "o momento de escrever o próximo capítulo da história" das Forças Armadas norte-americanas, e de "se preparar para o próximo campo de batalha", onde será dissuadida "uma nova geração de ameaças".

Ele conclamou o Congresso a apoiar a iniciativa. Em junho, Trump havia tuitado que "a Força espacial está a caminho", e ainda que é preciso "ter um domínio dos EUA no espaço".

A exploração do espaço é um tema sensível, tratado em acordos internacionais, e a criação da nova força é considerada por especialistas no setor uma medida excessiva, uma vez que as forças aéreas já cumprem o papel de desenvolver tecnologia espacial.

Mattis ocupa um dos cargos mais importantes do governo Trump. É sua primeira visita à região desde o início da gestão do republicano, em janeiro de 2017.

Além do Brasil, a viagem do secretário inclui Chile, Argentina e Colômbia.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá