Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Iraque: al-Sadr diz que próximo governo do país será "inclusivo"

20/05/18 às 19:05 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O clérigo xiita Muqtada al-Sadr, cuja coalizão conquistou o maior número de assentos nas eleições parlamentares do Iraque, buscou tranquilizar os iraquianos sobre o próximo governo, dizendo que será "inclusivo" e atento às necessidades da população. Nenhum bloco conseguiu a maioria nas eleições de 12 de maio, com a perspectiva de semanas ou mesmo meses de negociações para se chegar a um acordo sobre um governo. Importantes atores políticos começaram as negociações logo após os resultados parciais da eleição terem sido anunciados na semana passada.

A última rodada de conversas foi realizada no domingo entre al-Sadr e Hadi al-Amiri, líder de uma coalizão de forças paramilitares xiitas apoiadas pelo governo e pelo vizinho Irã. Na noite de sábado, al-Sadr se encontrou com o primeiro-ministro Haider al-Abadi, cujo bloco fez uma votação surpreendentemente fraca, terminando em terceiro lugar atrás dos blocos liderados por al-Sadr e al-Amiri.

Falando depois de suas conversas com al-Abadi, al-Sadr disse que a primeira reunião pós-eleição entre os dois "envia uma mensagem clara e reconfortante para o povo iraquiano: o seu governo cuidará de você e será inclusivo, não excluiremos ninguém. Trabalharemos em prol da reforma e prosperidade". Ele não elaborou nem forneceu detalhes sobre o que ele e al-Abadi discutiram.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Al-Sadr disse a al-Amiri na reunião entre os dois que queria um governo formado rapidamente para fornecer serviços aos iraquianos e "expressar suas legítimas aspirações", de acordo com um comunicado emitido por seu gabinete. Fonte: Associated Press.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá