Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Irlanda deve ter primeiro chefe de Estado abertamente gay

02/06/17 às 20:20 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O partido que governa a Irlanda, o Fine Gael, elegeu hoje Leo Varadkar como líder da sigla, abrindo caminho para que ele se torne o primeiro chefe de Estado abertamente gay do país, como sucessor de Enda Kenny.

A provável ascensão de Varadkar, de 38 anos, ao mais alto cargo do país é um marco da transformação da Irlanda observada nas últimas décadas. O país era um dos países mais conservadores da Europa e até 1993 a prática homossexual era um crime. Mas em 2015, o cenário mudou e o país se tornou o primeiro a legalizar o casamento gay através de uma votação popular.

"Se essa eleição mostrou alguma coisa, foi que o preconceito não tem lugar nesta república", disse Varadkar em seu discurso de vitória, após derrotar o ministro Simon Coveney. "Em todo o mundo, as pessoas verão a Irlanda ser lembrada por ser um país onde não importa de onde você veio, mas para onde você quer ir".

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Filho de um médico indiano e uma enfermeira irlandesa, Varadkar advoga pela "internacionalização e a globalização" e está comprometido com uma estratégia econômica de longo prazo, que pretende atrair empresas americanas que procuram acesso à União Europeia (UE).

"Quando meu pai viajou 5 mil milhas para construir um novo lar na Irlanda, duvido que ele tenha sonhado que um dia seu filho seria um adulto gay a se tornar o líder do país", disse Varadkar.

Como primeiro-ministro, Varadkar deve supervisionar um inflamado processo de transformação social. O país deve realizar um referendo sobre a legalização do aborto em quase todas as circunstâncias, dentro dos próximos 18 meses. Varadkar disse que apoiaria a votação.

No entanto, seu maior desafio será a saída do Reino Unido da UE. A Irlanda tem uma relação econômica, política e social mais próxima do Reino do que as dos outros membros do bloco, e espera que as consequências do Brexit sejam negativas.

Para se tornar primeiro-ministro, Varadkar terá de conquistar o apoio de vários legisladores independentes que apoiam o governo minoritário. Ele também precisa renovar um acordo com o principal partido da oposição, o Fianna Fáil, que em 2016 prometeu não derrubar o governo em um período de três anos, após ficar claro que nenhum governo alternativo poderia ser formado. Fonte: Dow Jones Newswires.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá