Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

22/03/23 às 18:47 - Escrito por Assessoria
siga o Tarobá News no Google News!

A cooperação transfronteiriça entre Brasil e Paraguai, para a gestão compartilhada das águas do Rio Paraná e a geração de energia limpa e renovável, é um dos temas que serão apresentados pela Itaipu Binacional na Conferência Mundial da Água, que começa nesta quarta-feira (22), Dia Internacional da Água. 


O evento segue até sexta-feira (24), na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, com o objetivo de avançar na implementação dos Objetivos da Década Internacional de Ação, que compreende o período de 2018 a 2028 e têm como lema “Água para o desenvolvimento sustentável”. 


A discussão sobre gestão compartilhada será feita em evento paralelo da conferência, nesta quarta-feira, às 17h30, organizado pela Itaipu em parceria com os ministérios de Relações Exteriores do Brasil e Paraguai, Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (Unece), Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), Instituto de Educação para a Água (IHE Delft, Países Baixos) e o Programa Hidrológico Intergovernamental da Unesco.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Jair Bolsonaro ONU
MUNDO

Brasil tem “economia em plena recuperação”, diz Jair Bolsonaro na ONU


Até sexta-feira, a Itaipu (ao lado de instituições internacionais e representantes de países) participará de outros três eventos paralelos, com debates sobre nexo água-energia-alimento-meio ambiente para uma transição energética inteligente; soluções integradas de apoio à cooperação regional, resiliência climática e biodiversidade; e avaliação global da água baseada na ciência. 


“Esta é a primeira Conferência de Água da ONU em mais de 40 anos, com líderes globais se reunindo em torno de um tema crucial para a Itaipu: a água. A Itaipu não poderia estar de fora, não só por sua relevância no nexo água- energia no cenário internacional, frente aos desafios climáticos e de desenvolvimento sustentável, mas também porque é nesta conferência que organizações, estados-membros e sociedade civil, de várias partes do mundo, se reunirão para dar o tom da ação global da água”, disse Lígia Leite Soares, da Assistência da Diretoria de Coordenação. 


“Assim, poderemos trazer inovações e soluções encontradas por outras instituições e organismos internacionais, como, por exemplo, a respeito do compartilhamento e uso de dados na gestão transfronteiriça das águas”, completou.


A margem brasileira de Itaipu está presente no fórum com uma delegação 100% feminina. Além de Lígia, participam do encontro as biólogas Simone Frederigi Benassi e Jussara Elias de Souza, da Divisão de Reservatório. Da margem paraguaia, participam a conselheira María Antonia Gwynn Ramírez e Daniel Alejandro Vazquez Bado, também da Divisão de Reservatório.


Compromissos 

A binacional também levou para a conferência dois compromissos para a Agenda de Ação pela Água, que reúne iniciativas voluntárias para o enfrentamento dos compromissos globais e a implementação da Agenda 2030 da ONU: a universalização da coleta e tratamento de esgoto da área urbana de seis municípios do Oeste do Paraná; e o monitoramento de micropoluentes e de qualidade de água do reservatório. 


“São iniciativas que evidenciam o nosso comprometimento com a Década de Ação pela Água e com o progresso das metas do ODS 6 (Água potável e saneamento), por meio de ações que integram cuidados com a água, biodiversidade, ecossistema, saneamento, saúde pública, bem-estar da população e usos múltiplos do reservatório, que incluem a geração de energia limpa e renovável”, destacou Lígia.


Gerente da Divisão de Reservatório da margem esquerda, Simone Benassi observa que há 40 anos as equipes brasileiras e paraguaias de Itaipu reúnem uma série de informações, especialmente relacionadas à qualidade da água e biodiversidade aquática. Esses dados, segundo ela, vêm subsidiando a empresa a elaborar indicadores e painéis de gestão e análise inteligente de dados capazes de guiar ações para a melhoria das condições ambientais e segurança hídrica do reservatório.


“Durante a conferência, vamos mostrar nossos resultados e dialogar com especialistas do mundo inteiro, trocando experiências nas áreas de gestão de recursos hídricos e de conservação de águas transfronteiriças, como é o caso do reservatório de Itaipu”, antecipou. “Conflitos de uso da água já vêm ocorrendo em diversas partes do mundo, e as soluções cooperativas para lidar com essas questões e gestionar, de forma compartilhada, dados e informações para o gerenciamento e manejo do reservatório de Itaipu, podem ser usadas por outros países.”


Acompanhe ao vivo


Os eventos organizados pela Itaipu e outras instituições poderão ser acompanhados pela internet no endereço: https://media.un.org/en/webtv/schedule. 


Veja a programação (horários de Brasília):

- Quarta-feira (22), 14h30-13h45: “adotando o nexo água-energia-alimento-meio ambiente para uma transição energética inteligente em termos de água”; 

- Quarta-feira (22), 17h30-18h45: “cooperação Internacional e transfronteiriça para a gestão integrada da água”; 

- Quinta-feira (23), 11h30-12h45: “Água e Energia para o Desenvolvimento Sustentável: Soluções Integradas de Apoio à Cooperação Regional, Resiliência Climática e Biodiversidade”; 

- Sexta-feira (24), 10h00-11h15: “avaliação global da água baseada na ciência”.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá