Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Lava de vulcão no Havaí chega ao oceano e gera nuvem tóxica

21/05/18 às 17:20 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Autoridades do Havaí alertaram a população para ficar longe da nuvem tóxica formada após a lava do vulcão Kilauea chegar ao mar, neste domingo, 20. A Guarda Costeira impôs uma zona de segurança que se estende por 300 metros ao redor do ponto de entrada no oceano e advertiu que "chegar perto demais da lava pode resultar em ferimentos graves ou morte".

Cientistas afirmaram que as nuvens de vapor formadas após o contato com o oceano contém ácido clorídrico e finas partículas de vidro que podem irritar a pele, os olhos e causar problemas respiratórios.

A lava continua jorrando de grandes rachaduras no solo em bairros residenciais, na parte rural da ilha. A rocha derretida produz rios que cortam florestas e fazendas, enquanto serpenteia em direção à costa. A taxa de emissão de gás de dióxido de enxofre, levou as autoridades a repetir os avisos sobre a qualidade do ar. No cume do vulcão, duas erupções desencadeiam nuvens de cinzas.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Joseph Kekedi, um produtor de orquídeas que vive e trabalha a cerca de 5 quilômetros de onde a lava caiu no mar, disse que, felizmente, a nuvem não chegou até ele. "Aqui está a natureza nos lembrando de novo quem é o chefe", disse Kekedi.

Nos últimos dias, a lava começou a se mover mais rapidamente e emergir do solo em maior volume. Cientistas apontam que a lava liberada foi o magma que sobrou de uma erupção de 1955 e estava armazenada no solo nas últimas seis décadas.

No início desta segunda-feira, 21, uma pequena erupção ocorreu no cume do Kilauea, produzindo uma nuvem de cinzas que atingiu cerca de 2.134 metros. O vento carregou a nuvem de fumaça para o sudoeste, em direção às comunidades de Wood Valley, Pahala, Naalehu e Waiohinu.

Os cientistas não sabem quanto tempo a erupção vai durar. O vulcão abriu mais de 20 pontos, incluindo quatro que se fundiram em uma grande fenda. Ele jorra lava para e envia um rio de rocha derretida em direção ao oceano a cerca de 300 metros (274 metros) por hora.

O governador David Ige afirmou que está monitorando o vulcão e mantendo as pessoas seguras. Autoridades do turismo do Havaí enfatizaram que a maior parte da ilha não é afetada pela erupção e segue aberta para negócios.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá