Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Líderes mundiais reafirmam compromisso com Acordo do Clima de Paris

01/06/17 às 15:05 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Líderes mundiais reagiram à expectativa de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, possa retirar o país do Acordo do Clima de Paris reafirmando o compromisso com a redução do efeito estufa no mundo.

Em coletiva de imprensa ao lado da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, disse que o país vai permanecer no Acordo do Clima de Paris. "A China é um grande país e nós temos consciência da nossa responsabilidade internacional", afirmou Li.

Merkel, que no passado já recebeu a alcunha de "chanceler do clima", parabenizou o compromisso chinês e afirmou que seu país também "continuará a cumprir com as obrigações com o Acordo de Paris".

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Outros líderes europeus fizeram apelos mais explícitos ao governo norte-americano. "Por vaor, não mude o clima (político) para pior", escreveu em seu perfil no Twitter o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

Boris Johnson, o secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, afirmou que o país ainda deseja que os EUA liderem a luta contra as mudanças climáticas e fez um apelo para que, individualmente, os Estados norte-americanos continuem fazendo progressos nesse sentido.

"Vamos continuar a pressionar a Casa Branca a mostrar a liderança que eles tiveram no passado na redução dos níveis de gás carbônico", afirmou.

Durante sua viagem na Europa esta semana, o primeiro-ministro Narendra Modi tanbén reiterou o compromisso da Índia em lutar contra as mudanças climáticas e afirmou que seria "um crime" relegar o problema ambiental para as próximas gerações.

Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, o porta-voz do presidente da Rússia, Dmitry Peskov, também defendeu o acordo, notando que o Kremlin "não vê alternativa" para ele. Além disso, acrescentou, a implementação das medidas não será tão efetiva "sem seus principais signatários".

No final da noite de ontem, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou no Twitter que anunciará sua decisão sobre o Acordo do Clima de Paris nesta quinta-feira, às 16h (de Brasília). Fonte: Associated Press.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá