Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Maduro agradece Rússia, China, Turquia e Opep por reconhecer reeleição

21/05/18 às 22:30 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, usou o Twitter nesta segunda-feira para agradecer aos líderes de Rússia, China, Turquia e Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) por reconhecerem a reeleição dele para um novo mandato de seis anos.

Maduro disse que fortes laços de cooperação unem Venezuela e Rússia e agradeceu o presidente Vladimir Putin pelo "reconhecimento do nosso triunfo". "Seguiremos trabalhando juntos pela construção de um mundo multipolar", afirmou o líder venezuelano.

Sobre a China, Maduro agradeceu ao presidente Xi Jinping e que ambos os países continuarão "seu destino comum, de desenvolvimento e prosperidade para nossos povos".

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

"Agradeço a Recep Tayyip Erdogan por suas felicitações pela reeleição e lhe desejo êxito nas eleições de junho em seu país", escreveu Maduro em outra mensagem, em relação ao presidente da Turquia.

O presidente venezuelano agradeceu também o reconhecimento do secretário-geral da Opep, Mohammed Barkindo. "A Organização pode seguir contando com a Venezuela para continuar escrevendo um novo capítulo da história petroleira no mundo", disse.

De acordo com o Conselho Nacional de Eleição da Venezuela, com 98% das urnas apuradas, Maduro tinha 68% dos votos válidos no pleito realizado ontem.

A votação, no entanto, é contestada pelos Estados Unidos e por membros do Grupo de Lima, entre os quais o Brasil.

"Nas condições em que ocorreu - com numerosos presos políticos, partidos e lideranças políticas inabilitados, sem observação internacional independente e em contexto de absoluta falta de separação entre os poderes - o pleito do dia 20 de maio careceu de legitimidade e credibilidade", disse o Itamaraty, em nota.

Mais cedo, os Estados Unidos emitiram um decreto que restringe a capacidade do governo da Venezuela de liquidar ativos e comercializar títulos.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá