Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Maduro critica Cúpula das Américas e diz que evento está 'condenado ao fracasso'

15/04/18 às 16:25 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, criticou a Cúpula das Américas neste domingo, acusando o evento de intolerância ideológica e assegurando que a cúpula está "condenada ao fracasso". Depois de uma reunião em Caracas com o presidente da Bolívia, Evo Morales, Maduro disse que o encontro de dois dias, ocorrido em Lima, é anacrônico porque, em vez de ser um espaço para o encontro dos países do continente, tornou-se um espaço para desacordo.

"Começo a ver o que poderia ser o fim da Cúpula das Américas por intolerância ideológica e intolerância política", disse o presidente venezuelano. Maduro, que não foi convidado para o evento, ressaltou que, além da ausência de vários líderes, o fracasso do encontro continental também ficou evidente, porque não houve acordo em nenhuma área. O governo peruano cancelou o convite enviado a Maduro para participar da cúpula, argumentando que a Venezuela quebrou os princípios democráticos e estava se tornando uma ditadura.

Em Lima, ausências como as do presidente de Cuba, Raúl Castro, e do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foram sentidas, além de outras. Trump permaneceu em Washington para coordenar uma resposta a um suposto ataque químico realizado em Douma, na Síria. Os EUA foram representados pelo vice-presidente Mike Pence.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Sobre o anúncio do presidente da Argentina, Maurício Macri, e de outros governantes da região de que não reconheceriam o resultado das eleições presidenciais venezuelanas, marcadas para 20 de maio, Maduro disse que "o que importa é que as instituições e o povo as reconheçam". De acordo com Maduro, para ele não importa o que presidentes como Macri, Michel Temer e o colombiano Juan Manuel Santos pensam.

"Vou dar uma lição aos combatentes imperialistas Macri, Temer e Santos: eles serão derrotados", disse. Evo Morales, aliado próximo do governo socialista venezuelano, expressou solidariedade a Maduro e ressaltou que não é uma questão se os governos "submissos ao império" não reconhecerem as eleições, fazendo referência aos EUA. Para o presidente boliviano, o importante é que os governos revolucionários da região "sejam reconhecidos pelo nosso povo". Fonte: Associated Press.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá