Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Maduro dolariza turismo em destinos na Venezuela

28/11/18 às 07:25 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, decretou a dolarização do turismo nos principais destinos do país. Na noite de segunda-feira, dia 26, Maduro anunciou que todos os pagamentos de "serviços turísticos" nas ilhas Margarita e La Tortuga, no arquipélago de Los Roques e em praias do Estado de Falcón deverão ser feitos em "moeda internacional ou em criptomoeda".

Na prática, a medida significa que a maioria dos venezuelanos não poderá frequentar os locais, já que poucos têm acesso a divisas e o salário mínimo, em bolívares, não passa de US$ 6 no câmbio paralelo. "Os pagamentos deverão ser feitos para todos os serviços: avião, hotel, barco, comida e presentes", disse Maduro, no encerramento de uma feira de turismo em Caracas. "Todas estas regiões serão zonas econômicas especiais, onde circulará o petro, vinculado a moedas internacionais", afirmou o presidente.

O petro é a criptomoeda criada por Maduro que sofreu um duro golpe quando o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma ordem executiva, em janeiro, proibindo que passe pelo sistema financeiro americano "qualquer transação" feita pela Venezuela.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Segundo representantes do setor de turismo, a taxa de ocupação dos hotéis na Venezuela está abaixo dos 40%. "Há cada vez menos voos, quartos de hotel e as estradas estão sucateadas", disse Reinaldo Pulido, vice-presidente da Associação Venezuelana de Empresas de Turismo.

A medida acelera o processo de dolarização da economia. Aluguéis comerciais, consultas médicas privadas, venda de imóveis e carros, compra de eletrodomésticos já são feitos em dólar. Para o economista Luis Oliveros, pagar bens e serviços com dólar será cada vez mais comum. "Aos poucos, a economia vai se dolarizando. É normal em países com hiperinflação", disse. Fonte: Associated Press. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá