Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Maduro promete Constituinte na Venezuela e procuradora quer investigação

03/08/17 às 09:18 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que a Assembleia Constituinte, inicialmente prevista para esta quinta-feira, deve ser instalada na sexta-feira, às 11h (hora local). Segundo ele, o evento foi adiado em um dia para que se "organize em paz". Já a procuradora-geral do país, Luisa Ortega Díaz, disse que abrirá uma investigação penal ante denúncias de que houve fraude na contagem da votação realizada domingo para a Constituinte.

O governo pretende instalar a Assembleia Constituinte na sede do Legislativo, onde funciona atualmente a Assembleia Nacional, dominada pelos oposicionistas. A oposição venezuelana não reconhece a votação de domingo e diz que houve fraudes e que muitos funcionários públicos e beneficiários de programas sociais foram coagidos a votar. Além disso, contesta o fato de que uma parcela dos eleitos veio de representações profissionais e outras, o que segundo os oposicionistas distorceu de saída o resultado em prol dos chavistas. "O resultado que se anunciou foi enganoso", afirmou o presidente do Congresso, Julio Borges, na quarta-feira, após denunciar a "fraude".

Maduro disse que entre as primeiras tarefas da Assembleia Constituinte estarão "tomar o mando" da procuradoria e revisar a imunidade dos deputados. Também contestou as declarações do comando da empresa Smartmatic, segundo as quais houve uma discrepância nos números de eleitores que participaram do processo eleitoral. A Smartmatic presta serviços no processo eleitoral da Venezuela desde 2004.

Leia mais:

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Jair Bolsonaro ONU
MUNDO

Brasil tem “economia em plena recuperação”, diz Jair Bolsonaro na ONU

Em entrevista à rede CNN, a procuradora-geral pediu que seja feita uma apuração sobre o processo eleitoral, com a presença de especialistas nacionais e internacionais. Segundo Ortega Díaz, é possível que nem 15% dos eleitores registrados tenham participado do processo eleitoral no domingo no país. Mais de 20 países, entre eles Estados Unidos, não reconheceram o processo eleitoral.

O presidente anunciou ainda na quarta-feira a designação de Jorge Arreaza como novo ministro das Relações Exteriores, no lugar do historiador Samuel Moncada, que ficou apenas 41 dias no posto. Fonte: Associated Press.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá