Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

May apresenta novo plano do Brexit e tenta superar impasse no Parlamento

21/01/19 às 05:17 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

A primeira-ministra britânica, Theresa May, apresenta nesta segunda-feira, 21, ao Parlamento seu plano alternativo para o Brexit. O acordo original negociado por ela foi rejeitado pelos deputados na semana passada, por isso a proposta de hoje - que será debatida no dia 29 - definirá as condições sob as quais o Reino Unido deixará a União Europeia.

No entanto, um porta-voz do Partido Trabalhista, de oposição, adiantou ontem que o Reino Unido não conseguirá obter um acordo no prazo estabelecido do Brexit: 29 de março. Faltando pouco mais de dois meses, alguns membros do Parlamento pressionam para que May peça um adiamento para que os deputados cheguem a um consenso. Keir Starmer, porta-voz trabalhista, disse que o pedido de adiamento é "inevitável". "Estamos absolutamente despreparados para o Brexit. Poderia ser catastrófico", disse.

O impasse tem alimentando preocupações de que os britânicos tenham de deixar a UE sem acordo, o que resultaria em tarifas sobre mercadorias que circulam entre o Reino Unido e o bloco, provocando filas, aumento de preço e escassez de produtos. Muitos economistas temem que o país mergulhe em recessão.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

O secretário de Comércio Internacional, Liam Fox, escreveu em artigo publicado ontem no Sunday Telegraph que "o fracasso em não realizar o Brexit produziria uma enorme lacuna entre Parlamento e povo". "Seria um cisma em nosso sistema político com consequências graves." Segundo ele, a raiva da população poderia causar um "tsunami político".

Desde que teve seu acordo rejeitado no Parlamento, May tem passado os dias se reunindo com deputados do governo e da oposição, em uma tentativa de encontrar um novo plano. As negociações, porém, produziram poucos sinais de mudanças radicais.

Irlanda

No fim de semana, Fox disse que uma possível solução para o impasse poderia ser um acordo com o governo irlandês, garantindo que não haverá controle de fronteiras entre a Irlanda, membro da UE, e a Irlanda do Norte, território que integra o Reino Unido.

Segundo ele, isso poderia diminuir as preocupações sobre a medida mais controversa do acordo - uma garantia conhecida como "backstop", que manteria a Irlanda do Norte temporariamente na união aduaneira e uma fronteira aberta entre as duas Irlandas.

A questão irlandesa, no entanto é sensível para a base parlamentar de May. Em sua coalizão de governo está o Partido Unionista Democrático (DUP, na sigla em inglês), legenda norte-irlandesa que é contra a proposta porque, segundo eles, deixaria a Irlanda do Norte em um regime diferente do britânico, o que significaria, na prática a unificação da ilha.

De acordo com o jornal Guardian, alguns deputados britânicos, que defendem um Brexit mais brando, estão preparando emendas ao novo plano de May. O objetivo seria usar regras parlamentares para tentar evitar um Brexit sem acordo e assumir o controle do processo de separação.

A deputada Nicky Morgan, do Partido Conservador, disse que ela e outros colegas da oposição trabalhista planejam introduzir um projeto de lei para garantir que, se a primeira-ministra não conseguir um acordo que seja aprovado pelo Parlamento até o fim de fevereiro, o Reino Unido pedirá que a UE adie a data de saída.

"Assim, poderemos construir um consenso e nos preparar mais para o Brexit", disse. Adiar a saída, porém, não é simples. É preciso a aprovação de todos os 27 países-membros da UE.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá