Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Míssil russo derrubou voo da Malaysia Airlines em 2014, afirmam investigadores

24/05/18 às 13:50 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Uma equipe de investigadores australianos disse, nesta quinta-feira, 24, que o voo MH17 da Malaysia Airlines que caiu em 2014 foi derrubado por um míssil Buk lançado a partir uma unidade militar russa. Este é o elo mais forte já divulgado sobre o envolvimento de militares russos com um ataque de mísseis que culminou em mortes.

Os investigadores afirmaram que suas descobertas foram apresentadas a Moscou, mas ainda não receberam respostas. A equipe encarregada pediu ajuda a testemunhas que possam falar sobre o possível envolvimento da 53ª Brigada de mísseis antiaéreos, localizada na cidade de Kursk, região oeste da Rússia.

Segundo o procurador Fred Westerbeke, a conclusão leva a outras questões, como o quão envolvida na queda do avião a brigada russa esteve. O governo russo sempre negou envolvimento na derrubada do jato.

Leia mais:

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Jair Bolsonaro ONU
MUNDO

Brasil tem “economia em plena recuperação”, diz Jair Bolsonaro na ONU

Westerbeke acrescentou que seu time não está pronto para apontar suspeitos, mas ressaltou que a investigação está em sua fase final. "Não é possível dizer quais são os suspeitos no momento, porque ainda há muito trabalho a fazer."

O Boeing 777 partiu de Amsterdã, com destino a Kuala Lumpur, na Malásia. Ele foi alvejado enquanto sobrevoava a Ucrânia no dia 17 de julho. Todos os 298 passageiros e tripulantes morreram.

Em 2016, os promotores disseram que a aeronave foi abatida por um míssil Buk 9M38, disparado de um território controlado por rebeldes apoiados pela Rússia, e utilizando um lançador móvel russo. Nas informações apresentadas hoje, a investigação apontou a unidade exata que está supostamente envolvida no caso, além de mais detalhes sobre o foguete e uma compilação de vídeos e fotos traçando a jornada do comboio.

Os investigadores também exibiram partes do revestimento do motor e do sistema de exaustão de um míssil Buk 9M38, recuperado na região leste da Ucrânia, e fotos do número de série único do míssil. Segundo a equipe, há também fotos que evidenciam a jornada do comboio da Rússia até a Ucrânia e identificam o sistema de lançamento utilizado.

O número de série do míssil exibido deu à equipe uma dica de onde ele foi produzido, mas os investigadores disseram que não é possível afirmar com certeza de que este foi o míssil utilizado para derrubar o voo MH17. A equipe pediu que testemunhas apresentassem mais informações sobre o armamento.

"Todas as descobertas desta investigação forense confirmam a conclusão anterior de que o voo MH17 foi abatido pelo míssil de série 9M38", disse Jennifer Hust, da Polícia Federal Australiana.

Em declaração por escrito, a ministra das Relações Exteriores da Austrália, Julie Bishop, demonstrou preocupação com as conclusões da investigação. "Que uma arma sofisticada pertencente ao exército russo tenha sido despachada e utilizada para abater uma aeronave civil deve ser de grave preocupação internacional. Estamos discutindo essas descobertas com nossos parceiros e considerando nossas opções."

Em última análise, quaisquer suspeitos identificados e acusados serão processados pelos tribunais da Holanda, local de origem do voo. Das 298 pessoas mortas de 30 nacionalidades diferentes, 196 eram holandesas, 42 eram malaias e 27 eram australianas.

O ministro holandês das Relações Exteriores, Stef Blok, recebeu as descobertas de maneira positiva. "Essa é uma peça importante do quebra-cabeça. Estou muito impressionado com a evidência que foi coletada", afirmou

© Copyright 2023 Grupo Tarobá