Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Muro na fronteira complica relações entre Peru e Equador

10/07/17 às 19:35 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

A construção de um muro na fronteira entre Peru e Equador ameaça complicar as relações diplomáticas dos países. A chancelaria peruana convocou nesta segunda-feira "para consultas" seu embaixador em Quito, em um sinal de protesto diplomático pela obra. Lima solicitou no mês passado o fim da construção, mas o Equador ignorou a demanda.

A chancelaria peruana disse em comunicado que o retorno do embaixador peruano Hugo Otero foi decidido porque o Equador construiu um muro como parte de um Parque Linear no lado direito do Canal Internacional de Zarumilla, apesar dos pedidos formulados pelo Peru para interromper a obra.

Segundo a chancelaria peruana, a construção ocorre em descumprimento a acordos firmados pelos dois países, segundo os quais o Equador deve deixar uma faixa de 10 metros do lado direito do canal para que os dois países possam realizar sua manutenção e limpeza.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

De Quito, a chancelaria do Equador afirmou que "lamenta a decisão" do Peru. Além disso, reitera sua disposição de fazer uma reunião de ministros das Relações Exteriores nesta semana para tratar desse e de outros temas. Segundo os equatorianos, o Peru ainda não respondeu ao convite para a reunião.

Peru e Equador tiveram um conflito armado em 1995, que levou a um acordo de paz em 1998, depois do qual a relação bilateral mostrou-se construtiva. Segundo o governo equatoriano, o muro é parte da construção de um parque linear que terá ciclovias, áreas verdes, obras sanitárias e eletricidade. A área é há anos passagem de contrabando de combustível e outros produtos que alimentam o crime organizado no Peru. Segundo autoridades locais, cerca de 15 grupos criminosos levam diariamente combustível ao território peruano, onde o preço dele chega a triplicar. Fonte: Associated Press.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá