Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

OEA deve convocar reunião sobre crise venezuelana, enquanto protestos continuam

06/07/17 às 19:05 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, solicitou nesta quinta-feira que a entidade realize uma sessão extraordinária para analisar a crise na Venezuela. Em Caracas, o dia foi de mais protestos nas ruas e uma novo enfrentamento entre o Tribunal Supremo de Justiça e a procuradora-geral, Luisa Ortega Díaz.

Almagro pediu ao embaixador do Brasil José Luiz Machado e Costa que convoque a sessão nesta sexta-feira, em sua condição de presidente rotativo do Conselho Permanente. O secretário-geral fez a solicitação um dia após cerca de 200 supostos partidários do governo do presidente Nicolás Maduro invadirem a Assembleia Nacional e atacarem congressistas e funcionários, em um episódio que deixou ao menos 12 feridos.

Na tarde desta quinta-feira, houve um novo momento de tensão entre o Tribunal Supremo e Ortega Díaz. A nova vice-procuradora, Katherine Haringhton, nomeada na terça-feira pela corte, se apresentou na sede do Ministério Público para assumir o cargo. Ela não conseguiu, porém, fazer isso, já que as portas estavam fechadas.

Leia mais:

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Jair Bolsonaro ONU
MUNDO

Brasil tem “economia em plena recuperação”, diz Jair Bolsonaro na ONU

Ortega Díaz escreveu uma mensagem a respeito em sua conta no Twitter e disse que responsabiliza a polícia política e a Guarda Nacional por "qualquer situação irregular" que ocorra contra a sede e funcionários desse organismo. A denúncia de Ortega Díaz coincidiu com a aparição de cerca de 20 guardas nacionais nos arredores da Procuradoria-Geral.

"Eu venho trabalhar todos os dias", afirmou Haringhton à imprensa. Ela trabalhou na Procuradoria-Geral durante 23 anos, até 2015, quando pediu sua aposentadoria e foi transferida para o Ministério das Relações Exteriores. A procuradora-geral se rebelou nesta semana contra o Tribunal Supremo, qualificando-o como "inconstitucional e ilegítimo".

Além disso, centenas de opositores marcharam nesta quinta-feira pelo leste da capital, em mais uma jornada de protestos. Guardas e policiais novamente reprimiram os manifestantes, para evitar que eles chegassem à sede do Tribunal Supremo. As forças de segurança lançaram gás lacrimogêneo dentro do centro comercial El Sambil, um dos maiores da capital, o que levou centenas de pessoas a fugirem rapidamente do lugar.

Também hoje, a União Europeia pediu que a Venezuela respeite os representantes eleitos, após o incidente na Assembleia Nacional. Um porta-voz da UE pediu diálogo entre as partes em conflito no país. Há quase quatro meses, o governo de Maduro enfrenta protestos quase diários, que deixaram 91 mortos e mais de 1.400 feridos. Fonte: Associated Press.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá