Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

OEA discute crise na Venezuela nesta quarta-feira

31/05/17 às 10:10 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Os ministros das Relações Exteriores dos países-membros da Organização dos Estados Americanos (OEA) vão se reunir nesta quarta-feira em Washington para discutir a crise política e humanitária na Venezuela. O encontro ocorre às 15h (de Brasília), na sede da instituição.

Até o final da tarde de ontem, 22 ministros haviam confirmado a participação no encontro. O chanceler do Brasil, Aloysio Nunes, é um dos presentes.

"O Brasil espera que a reunião contribua de maneira decisiva ao esforço dos venezuelanos para reencontrar o caminho da plena democracia, com o apoio de todos os países das Américas", disse, em nota, o Itamaraty.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

A reunião de consultas - instrumento do organismo multilateral para deliberar problemas de caráter urgente - ocorre em meio à escalada da violência na Venezuela e do aumento da hostilidade entre governo e oposição.

Simultaneamente à reunião, estão previstos protestos em Caracas na região em que fica localizada a chancelaria do país. O objetivo é chamar a atenção da imprensa internacional.

A recente espiral de violência na Venezuela deixou ao menos 60 mortos e mais de 1,1 mil feridos. A oposição ao governo de Nicolás Maduro estima que há várias centenas de detidos.

Também nesta quarta-feira, o presidente da Assembleia Nacional venezuelana, o oposicionista Julio Borges, se encontra em conferência em Bruxelas, na Bélgica, com o presidente do Parlamento Europeu, o italiano Antonio Tajani.

Eles discutem a convocação de uma assembleia constituinte pelo governo, o que a oposição classifica como "golpe de Estado". "A fraude Constituinte é um processo fascista corporativo como os propostos nos anos 40 na Europa. Somente o povo pode pedir uma nova Carta", acusou Borges, em vídeo publicado no Twitter.

Tajani, do Parlamento Europeu, também criticou o governo Maduro e pediu o fim da violência e a libertação de "presos políticos". "Pedimos também o respeito à Assembleia Nacional, a convocação de eleições e a criação de um canal humanitário", disse.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá