Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Oposição da Venezuela desafia Maduro e nomeia 13 novos juízes para o Supremo

21/07/17 às 21:00 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O Congresso controlado pela oposição da Venezuela nomeou hoje 13 novos juízes para a Suprema Corte, como substitutos para os juízes pró-governo, em uma ofensiva para minar o plano do governo de Nicolás Maduro de ter uma assembleia especial para reescrever a constituição.

Momentos após as nomeações, o mais alto juiz da câmara constitucional, Juan José Mendoza, acusou os congressistas de traição e pediu para que a polícia tomasse "ação coercitiva".

"A Justiça dará conta de quaisquer usurpadores", disse Diosdado Cabello, aliado de Maduro e vice-presidente do Partido Socialista.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Mais cedo, a câmara constitucional da corte disse que tal movimento da oposição seria um crime e uma usurpação de seus poderes.

O movimento dos adversários de Maduro foi a mais recente de uma série de ações para desafiar o governo e conquistar apoio internacional. Eles dizem que têm a maioria de dois terços do Congresso necessária para nomear os novos juízes, como estabelecido na constituição que o governo quer alterar.

"A Venezuela terá juízes que não recebem ordens de qualquer um, os juízes vão servir à Justiça e não são empregados do presidente", disse o oposicionista Carlos Berrizbeitia.

Um dos juristas que foram nomeados hoje, Alejandro Rebolledo, disse a repórteres que os novos juízes não seriam intimidados. "O que a Venezuela quer são juízes que tenham coragem e firmeza", disse Rebolledo quando questionado sobre a possibilidade de ir para a cadeia. Fonte: Associated Press.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá