Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Oposição e sindicalistas da Venezuela convocam greve para terça-feira

19/08/18 às 21:20 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Uma coalizão de líderes da oposição e de sindicatos da Venezuela informou neste domingo que está convocando uma greve e protestos no país para a próxima terça-feira (22). A medida é uma reação ao anúncio feito na última sexta-feira (17) pelo presidente venezuelano, Nicolás Maduro, de um pacote de medidas voltadas a estabilizar a economia, que inclui a elevação dos salários em quase 6.000%, desvalorização da moeda local (o bolívar) em 96% e corte de subsídios à gasolina.

"As medidas anunciadas na sexta-feira não são um plano de recuperação da economia do país", disse o líder oposicionista Andres Velasquez. "Ao contrário, representam mais fome, ruína, pobreza, sofrimento, dor, inflação e deterioração da economia", acrescentou.

Empresários dizem temer que o repentino aumento dos salários pode inviabilizar o pagamento dos empregados sem aumento dos preços dos produtos, apesar de Maduro ter dito que ajudará pequenas e médias empresas nos primeiros três meses. Esta foi a quinta elevação do salário mínimo local neste ano, para o equivalente a cerca de US$ 30 ao mês, de US$ 1 por mês anteriormente.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

O corte dos subsídios à gasolina, segundo Maduro, se destinam a evitar o contrabando do combustível local para países vizinhos. Ele não especificou de quanto seria a alta na gasolina.

As medidas devem elevar a inflação para além da previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI) neste ano, de 1.000.000%, disse Anabella Abadi, economista da consultoria ODH, sediada em Caracas.

Os bancos da Venezuela vão permanecer fechados nesta segunda-feira para se preparar para começar a distribuir a nova moeda, o "bolívar soberano". Serão dois valores de moedas metálicas e notas que irão de 2 a até 500 bolívares soberanos. Uma nota de 2 bolívares equivalerá ao poder de compra de atuais 200.000 bolívares, enquanto a cédula de maior valor corresponderá a 50 milhões de bolívares.

As duas moedas, a antiga e a nova, permanecerão em circulação, juntas, por um período de transição. Fonte: Associated Press.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá