Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Palestinos negam que autoria de ataques em Jerusalém seja do Estado Islâmico

17/06/17 às 12:40 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Grupos palestinos negaram neste sábado que o Estado Islâmico seja o responsável pelos ataques coordenados na sexta-feira, que resultaram na morte de uma policial israelense de 23 anos perto da Cidade Velha de Jerusalém. Fontes do Hamas e da Frente do Povo para a Libertação da Palestina (PFLP, na sigla em inglês) afirmam que os três homens armados com facas e uma pistola automática que atacaram duas localidades da cidade quase simultaneamente eram integrantes dos dois grupos.

O Estado Islâmico havia divulgado um comunicado assumindo a autoria dos ataques. Se confirmado, seria a primeira ação direta do grupo contra Israel. No texto de uma agência de notícias afiliada, o Estado Islâmico declarou que "não será o último". "Que os judeus esperem o desaparecimento de sua entidade nas mãos dos soldados do califado", afirmou o grupo, chamando o ataque de "vingança pela religião de Deus e pelas santidades muçulmanas violadas".

"O ataque foi realizado por três palestinos, dois da PFLP e um do Hamas", declarou o porta voz do Hamas Sami Abu Zuhri, acrescentando que a reivindicação da autoria pelo Estado Islâmico tem o objetivo de criar confusão. O PFLP, um pequeno grupo radical de esquerda ligado ao presidente palestino Mahmoud Abbas, informou que os dois homens de seu grupo, de 18 e 19 anos, eram parentes e ex-prisioneiros de prisões israelenses.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Na vila de Deir Abu Mashal, perto de Ramallah, de onde seriam os três homens, parentes negaram qualquer conexão deles com o Estado Islâmico. Entretanto, fontes oficiais também declararam na sexta-feira que os ataques teriam sido perpetrados por indivíduos sem ligação formal com qualquer grupo.

O pai do rapaz de 18 anos, Adel Ankoush, disse que o filho era muito jovem para fazer parte de qualquer facção. Acrescentou que Ankoush era um devoto do islamismo e havia se afiliado a um braço não militar do grupo Salafi. Disse ainda que o filho estava se preparando para ser encanador, enquanto os outros dois estavam desempregados.

Para o advogado israelense e ex-diretor do serviço de segurança Shin Bet, Yaakov Peri, a reivindicação do Estado Islâmico pelos ataques é "absurda". "Há grandes diferenças entre o Hamas e o Estado Islâmico. Hamas quer deixar claro que está envolvido em uma batalha nacional pelo povo palestino", disse. Fonte: Associated Press.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá