Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Papa Francisco diz não à violência e afirma que é hora de remediar

09/01/21 às 17:54 - Escrito por Agência Brasil
siga o Tarobá News no Google News!

O papa Francisco diz que ficou estupefato com o ataque de quarta-feira (6) ao Congresso dos Estados Unidos. Em trechos de uma entrevista à TV italiana Canale 5, que será transmitida domingo (10) à noite, o pontífice afirma que, para entender ,“e não repetir”, é preciso “aprender com a história”.

Os eventos no Capitólio, como é chamado o edifício sede do Legislativo norte-americano, foram uma surpresa para o papa, mesmo que nenhuma sociedade possa se considerar imune à forças subversivas internas. Na entrevista, Francisco fala sobre o que aconteceu em 6 de janeiro, quando manifestantes pró-Trump atacaram o prédio do Congresso.

"Fiquei estupefato, porque se trata de um povo disciplinado na democracia", comenta o papa, ao ressaltar que, mesmo “nas realidades mais maduras há sempre algo que não funciona”, há pessoas “que tomam um caminho contra a comunidade, contra a democracia, contra o bem comum”.

Leia mais:

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Jair Bolsonaro ONU
MUNDO

Brasil tem “economia em plena recuperação”, diz Jair Bolsonaro na ONU

“A violência certamente deve ser condenada”, prossegue o papa. “Este movimento deve ser condenado, independentemente das pessoas”. “Nenhum povo pode gabar-se de não ter tido um dia, um caso de violência”, Portanto, é uma questão de “entender bem para não repetir e aprender com as lições da história”. Em todo caso, explica Francisco, a compreensão é fundamental “porque assim se pode remediar”.

Na quarta-feira, manifestantes entraram em confronto com as autoridades e invadiram o Capitólio, em Washington, enquanto os membros do Congresso estavam reunidos para formalizar a vitória do presidente eleito, Joe Biden.

Pelo menos cinco pessoas morreram, entre as quais quatro manifestantes e um policial, que ficou ferido durante o confronto.

*Com informações da RTP e Vatican News

© Copyright 2023 Grupo Tarobá